Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

28ª sessão do Clube de Leitura do Sabugal


Teve lugar, no passado dia 17 de outubro, a 28ª sessão do Clube de Leitura do Sabugal, dedicada ao tema da dislexia e da sua perceção ao longo do tempo.

O encontro foi dinamizado por Maria Angelina Bedo Ribeiro, natural de Quadrazais, fundadora e Presidente da Associação Portuguesa de Apoio, Formação e Investigação em Dislexia – APAFID, assim como da Disbedo, editora que publica livros e jogos didáticos ligados à leitura e escrita, destacando a dislexia. Professora aposentada, a convidada desta sessão é também autora de vários livros, entre os quais ‘Dislexia – Compreensão, Avaliação e Estratégias’, em co- autoria com Ana Isabel Baptista, e ‘O segredo do João’, um conto infantil que retrata as dificuldades, mas também o sucesso, de um menino com dislexia.


Partindo da sua experiência pessoal, Maria Angelina Bedo Ribeiro versou sobre as caraterísticas da dislexia, uma perturbação da aprendizagem que se manifesta, entre outros sinais, por dificuldades específicas na leitura e na escrita. De facto, existe, na pessoa disléxica, um défice de consciência fonológica, que representa a consciência que temos das palavras, e que se traduz numa dificuldade em associar o grafema ao fonema.

Segundo a especialista, alguns sinais devem alertar para o seu diagnóstico – que deve ser feito o mais precocemente possível -, como os erros ortográficos, a dificuldade a nível visual, auditiva e sensorial, a lateralidade, a inteligência normal ou acima da média, as dificuldades na linguagem, na perceção das horas, das cores e nas funções motoras (motricidade fina e global).


Esta problemática, ainda desconhecida para muitos, suscitou o interesse dos participantes e alimentou o debate sobre a perceção das necessidades educativas especiais, no sistema educativo português, ao longo do tempo.