
Castro Daire assinalou o Dia Mundial da Conservação da Natureza
Comemorou-se a 28 de julho, o Dia Mundial da Conservação da Natureza. Este dia tem como objetivo incentivar e consciencializar as pessoas para a proteção do meio ambiente e para a sua preservação.
Neste sentido, como forma de consciencializar a população para a importância e valorização de espécies existentes do Concelho, o Município em parceria com o Agrupamento de Escolas de Castro Daire, elaborou um mural, com destaque para a borboleta azul das turfeiras (𝘗𝘩𝘦𝘯𝘨𝘢𝘳𝘪𝘴 𝘢𝘭𝘤𝘰𝘯).
Esta espécie frágil e pouco tolerante a modificações do ecossistema necessita de condições ecológicas específicas para garantir a sua sobrevivência.
Nos lameiros de Campo Benfeito, em turfeiras com pastoreio tradicional, a borboleta depende de duas outras espécies, a genciana das turfeiras que floresce em meados de julho, onde a borboleta deposita os seus ovos e, a formiga que transporta para o interior do formigueiro a larva da borboleta, alimentando-a até estar totalmente desenvolvida e conseguir abandonar o formigueiro.
Como forma de promover a educação e formação em matéria de conservação da natureza e biodiversidade, existe uma estação de biodiversidade em Campo Benfeito, local de elevada riqueza específica e paisagística, dedicada à borboleta azul das turfeiras.