
Fundão: Museu Arqueológico Municipal José Monteiro celebra 75 anos
É já no dia 25 de fevereiro que se celebra o 75º aniversário do Museu Arqueológico Municipal José Monteiro, uma unidade museológica que resultou da reorientação científica do antigo Museu Municipal do Fundão fundado em junho de 1947.
A data desta celebração coincide com o aniversário do fundador do espaço, José Alves Monteiro, ilustre jurista, poeta, historiador e arqueólogo que defendeu a necessidade de proteger e preservar a identidade patrimonial e histórica do concelho. No programa de celebrações, a partir do dia 24, pelas 16:30 horas, vai estar em exibição a exposição “Museu do Fundão, 75 anos de vida, 40 mil anos de memórias do território” e apresenta os principais momentos da sua história de vida em datas, imagens e objetos.
As celebrações já arrancaram hoje com um evento em que Manuel da Silva Ramos discorreu sobre o livro de poesia de Francisco Silva Amaro, “Céu sem Véu”. Já no dia 24 de fevereiro pelas 15 horas, é apresentada a obra “Glossário de Termos Latinos para a Arqueologia”, coordenada por Filomena Barata, arqueóloga e professora da Universidade de Coimbra.