Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Alerta de incêndio mantém-se em 15 distritos


Apesar da ligeira descida das temperaturas registadas esta quinta-feira, cerca de uma centena de concelhos de 15 distritos de Portugal continental estão hoje em risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Em risco máximo de incêndio estão cerca de 100 concelhos dos distritos de Faro, Beja, Castelo Branco, Portalegre, Santarém, Leiria, Coimbra, Guarda, Viseu, Porto, Aveiro, Vila Real, Braga, Viana do Castelo e Bragança. O IPMA colocou ainda vários concelhos de todos os distritos de Portugal continental em risco muito elevado e elevado de incêndio.
Por causa do tempo quente, o IPMA colocou sob aviso amarelo os distritos de Coimbra, Santarém, Lisboa, Setúbal, Portalegre, Évora, Beja e Faro até às 21:00 de sábado.
O IPMA prevê para esta quinta-feira nas regiões do norte e centro tempo quente com céu geralmente limpo e vento fraco a moderado de leste/nordeste, sendo moderado a forte nas terras altas, com rajadas até 70 quilómetros por hora até final da manhã e a partir do final da tarde.
O IPMA prevê ainda uma pequena descida de temperatura com as temperaturas mínimas no continente vão oscilar entre os 13 graus Celsius (em Bragança e na Guarda) e os 21 (em Portalegre e Faro) e as máximas entre os 25 (na Guarda) e os 39 (em Santarém). Está também prevista uma descida da temperatura máxima, mais significava no interior, e uma pequena subida da máxima no litoral Centro.

Recorde-se que o governo declarou situação de alerta de agravamento do risco de incêndio florestal até domingo estando proibidas qualquer tipo de queimadas.  Os distritos em alerta vermelho, o mais elevado da escala, são Aveiro, Braga, Bragança, Castelo Branco, Santarém, Coimbra, Guarda, Portalegre, Porto, Vila Real, Viana do Castelo, Viseu e Leiria, devido às altas temperaturas esperados para os próximos dias e agravamento do risco de incêndios.