Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Abertos processos de classificação de três zonas históricas no distrito da Guarda


As aberturas dos procedimentos de classificação das zonas históricas de Castelo Rodrigo, Sortelha e Almeida, no distrito da Guarda, foram hoje publicadas em Diário da República (DR).

Após proposta da Direção Regional de Cultura do Centro, “foi determinada a abertura do procedimento de classificação” das três zonas históricas, referem os anúncios assinados pelo Diretor-Geral do Património Cultural, João Carlos dos Santos.

Castelo Rodrigo, Sortelha e Almeida situam-se nos concelhos de Figueira de Castelo Rodrigo, Sabugal e Almeida, respetivamente.

Os três conjuntos estão “em vias de classificação” e, tal como os imóveis localizados na zona geral de proteção (50 metros contados a partir dos seus limites externos), ficam abrangidos por disposições legais.

Os elementos relevantes dos processos (fundamentação, despacho, planta do conjunto em vias de classificação e da respetiva zona geral de proteção) podem ser consultados nas páginas eletrónicas das três autarquias, da Direção-Geral do Património Cultural e da Direção Regional de Cultura do Centro.