Aviso de mau tempo – Medidas de prevenção e autoproteção
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê um agravamento das condições meteorológicas em Portugal continental, devido à passagem da depressão Ingrid, que deverá trazer chuva intensa, vento forte, agitação marítima e a possibilidade de queda de neve em várias zonas do país.
Perante esta previsão, o Município de Figueira de Castelo Rodrigo deixou um apelo à população para a adoção de medidas preventivas que minimizem riscos e garantam a segurança de pessoas e bens.
As previsões indicam chuva por vezes forte, sobretudo no litoral a norte de Sines e no interior das regiões Centro e Sul, com maior intensidade entre a tarde de hoje e a madrugada do dia 24 de janeiro, acompanhada de vento forte com rajadas, especialmente no litoral e nas zonas mais elevadas, e possibilidade de queda de neve acima dos 600/800 metros de altitude.
Medidas preventivas:
- Manutenção dos sistemas de drenagem das águas pluviais, assegurando que não existem obstruções que possam causar inundações;
- Verificação e correta fixação de estruturas exteriores suscetíveis de serem deslocadas pelo vento;
- Circulação junto de zonas arborizadas deve ser feita com precaução, tendo em conta o risco de queda de ramos ou árvores;
- Condução prudente, com redução de velocidade e especial cuidado em estradas com acumulação de água ou neve;
- Evitar deslocações em vias afetadas por condições adversas, especialmente com crianças, idosos ou pessoas com mobilidade condicionada, bem como a circulação de veículos pesados;
- Não atravessar zonas inundadas, uma vez que estas podem esconder riscos graves para peões e condutores.
As autoridades continuam a acompanhar a evolução da situação meteorológica e apelam à população para que se mantenha informada através dos avisos oficiais do IPMA, adotando comportamentos responsáveis que contribuam para a segurança coletiva.
