Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Gouveia: Exposição “O Retrato em João Abel Manta – Perfis para as Selectas” inaugurada


“O Retrato em João Abel Manta – Perfis para as Selectas” é a grande exposição que pode visitar em Gouveia, no Museu Municipal de Arte Moderna Abel Manta.


Decorreu no final da tarde de ontem, dia 12 de agosto, a inauguração da exposição única de João Abel Manta, intitulada “O Retrato em João Abel Manta – Perfis para as Selectas”.


A cerimónia contou com a presença do Presidente da Assembleia Municipal, Luís Gil Barreiros, do Presidente da Câmara Municipal de Gouveia, Luís Tadeu Marques, Margarida Noutel, Diretora do Museu Municipal de Arte Moderna Abel Manta, Isabel Manta (filha de João Abel Manta) e de Pedro Piedade Marques, curador da exposição.


Margarida Noutel deu início à sessão, expressando o desafio que foi preparar uma exposição única no Museu Abel Manta, tendo tomado seguidamente a palavra a filha de João Abel Manta, Isabel Manta, que aproveitou para agradecer a presença de todos, bem como dos envolvidos, de alguma forma, na exposição. Reiterou “a importância que sabe que tem para o seu pai, João Abel Manta, o facto de mostrar as suas pinturas e o trabalho desenvolvido ao longo de tantos anos.”


Nas palavras de Pedro Piedade, “esta é uma exposição de nível nacional, num museu que, por acaso, é municipal”. Realçou ainda “o acervo de interesse internacional do Museu Abel Manta, destacando que o espaço foi adequado à montagem desta exposição, onde os quadros couberam na perfeição.”


Um especial agradecimento à família de João Abel Manta, por puderem ser testemunhos desta vontade de dar a conhecer mais do seu trabalho, foi dirigido por parte de Gil Barreiros, que salientou “o orgulho que os gouveenses sentem em ter uma exposição destas na sua terra.“


A finalizar as intervenções, Luís Tadeu, lançou o convite a uma visita à exposição com tempo para analisar cada quadro, cada obra em detalhe. Agradeceu ainda “todo o empenho à vasta equipa que concebeu a exposição, proporcionando aos gouveenses uma mostra desta categoria, dado que, apesar de estarmos no interior produzimos cultura de qualidade.”


Esta exposição constitui uma exibição inédita sobre o tema “retrato” no contexto geral da obra multifacetada de João Abel Manta. Pensada para o Museu Municipal de Arte Moderna Abel Manta, do qual este artista foi o principal doador, é, pois, a homenagem que faltava fazer nestes 37 anos de existência do Museu.


Estão em exposição cerca de 200 peças, entre pintura, desenho e cartazes, com a estrutura da exposição dividida em cinco áreas dispositivas: Depois da grande guerra, entre lisboa e paris: os rostos da sua geração e do seu mundo; Dinossauros excelentíssimos: Salazar, Caetano e outras figuras do poder; “Uma coisa nunca vista”: os rostos da revolução; “Diálogos confidenciais”: um imenso museu imaginário em papel de livro e jornal e “Sou um pintor tardio”: retratos da memória, do mito e do sonho.


A exposição estará patente no Museu Municipal de Arte Moderna Abel Manta até ao dia 16 de outubro de 2022.