Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Gouveia: PureWine é um projeto pioneiro onde o sistema de energia pulsada é aplicado à vinicultura


Decorreu esta sexta-feira, dia 23 de setembro, a Apresentação Pública do Projecto Demonstrador ‘PureWine’, da empresa EnergyPulse Systems (EPS).


O projeto PureWine teve início em 2019, e constitui uma aposta da empresa EPS para entrar no setor alimentar industrial. Consiste num projeto pioneiro onde o sistema de energia pulsada é aplicado ao setor alimentar, mais concretamente à vinicultura.


O programa teve início pela manhã, com uma sessão demonstração do Projeto PureWine, na Biblioteca Municipal Vergílio Ferreira, apresentada pelo Engenheiro Luís Redondo, sócio e gerente da EPS e contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Gouveia, Luís Tadeu Marques.


Luís Redondo fez saber que “este é um investimento que vai potenciar esta região no turismo científico e empresarial”. Por outro lado, sendo a região do Dão tão emblemática para o setor do vinho em Portugal, fazia sentido implementar a instalação piloto nesta zona.


“Esta tecnologia promete reduzir o tempo e os custos envolvidos na produção de vinho, tornando este processo mais eficiente, mais natural e com mais qualidade, permitindo que as empresas do setor se tornem mais competitivas nos mercados nacional e internacional”.


Na sua intervenção, Luís Tadeu Marques fez questão de sublinhar como “este projeto com vertente científica é importante para Gouveia, sendo que, com a “utilização das novas tecnologias e novos métodos, é possível uma extração das uvas em maior qualidade e eventualmente quantidade. Tendo o concelho vários produtores de vinho do Dão que, por norma, quando vão a concursos são sempre premiados e destacados como dos melhores, com estes novos ensinamentos que agora vão ser difundidos, postos no terreno e massificados, os nossos produtores poderão concerteza aumentar ainda mais a qualidade dos seus produtos.”


A programação continuou da parte da tarde, no Laboratório de Investigação e Desenvolvimento em Aplicações Agro-Alimentars, LInDAAA, instalado na Zona industrial de Gouveia, com demonstrações práticas da aplicação de campos elétricos pulsados da uva tinta e branca, bem como no processo de estabilização do vinho, tendo culminado com uma prova de vinhos.