GUARDA: Guarda Wine Fest voltou a afirmar-se como montra dos vinhos e da gastronomia da região
A quinta edição do Guarda Wine Fest terminou após três dias de programação na Alameda de Santo André, afirmando-se novamente como um dos principais eventos vínicos da região. O certame reuniu produtores, enólogos e visitantes em torno dos vinhos da Beira Interior, do Douro e do Dão, contando ainda com a participação da Comissão Vitivinícola Regional do Tejo como convidada desta edição.
O primeiro dia ficou marcado pela sessão oficial de abertura, durante a qual o Presidente da Câmara da Guarda, Sérgio Costa, destacou o papel do festival na afirmação da cidade e da região, sublinhando que “nestes três dias a Guarda é capital“. O autarca aproveitou ainda para recordar a necessidade de aumentar a capacidade hoteleira da cidade e a promessa, feita há dois anos, de encontrar uma solução para o Hotel Turismo da Guarda.
«
Na mesma cerimónia, o Secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, anunciou a assinatura do despacho de adjudicação do Hotel Turismo da Guarda ao Grupo Lince, vencedor do concurso internacional lançado a 1 de abril, uma decisão considerada um passo importante para reforçar a oferta turística do concelho.
A sessão inaugural contou ainda com a intervenção de Rodolfo Queirós, Presidente da Comissão Vitivinícola Regional da Beira Interior e coorganizadora do evento, que destacou o crescimento e a importância do Guarda Wine Fest na promoção dos vinhos da região e do território.

Também o Embaixador de Portugal em Espanha, José Augusto Duarte, marcou presença na abertura, reforçando a relevância do festival enquanto montra da qualidade dos vinhos portugueses e da capacidade da Guarda para acolher iniciativas de dimensão nacional e internacional.
Ao longo dos três dias, o Guarda Wine Fest voltou a combinar provas comentadas, showcookings, conversas sobre vinho, concertos integrados no Guarda In Jazz e momentos de animação, promovendo os vinhos, a gastronomia e a cultura da região.

