Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Mangualde acolhe formação “Integração a Nível Local da Perspetiva de Género na Educação”


Irá decorrer em Mangualde a ação de formação “Integração a Nível Local da Perspetiva de Género na Educação”, no âmbito da implementação do Projeto “+ Igual Viseu Dão Lafões”.

A ação decorrerá nos dias 6 e 7 de outubro, das 9h00 às 17h00, no Auditório do CIDEM e os seus principais objetivos são entender a integração da perspetiva de género e enquadrar a integração da perspetiva de género na educação.

As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias para margarida.chaves@cmmangualde.pt até ao dia 4 de outubro.

Esta iniciativa pretende discutir e debater as seguintes temáticas: integração da perspetiva de género na educação: igualdade vs equidade; integração da perspetiva de género na educação: diferentes pontos de vista; partilhar experiências e perspetivas de diferentes locais; e sugerir/ discutir ideias para uma melhor integração da perspetiva de género na educação.

 

PROJETO “+ IGUAL VISEU DÃO LAFÕES”

“+ Igual Viseu Dão Lafões” é um projeto que visa dar apoio a ações relativas ao desenvolvimento de diagnósticos, à elaboração, implementação e divulgação de planos para a igualdade, definindo uma estratégia de territorialização das políticas de igualdade e não discriminação da Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não-Discriminação. Assegura a interligação entre parceiros e atividades e assume a territorialização como prioridade, adequando as políticas públicas às características e necessidades territoriais da Região Dão Lafões.

Está igualmente previsto no projeto um Plano de Capacitação, que contempla sessões para colaboradores/as dos municípios, comunidade e parceiros e que aborda diversas temáticas tais como estereótipos de género, direitos à maternidade e paternidade, conciliação familiar, responsabilidade social, entre outros. Estas sessões permitirão que os/as técnicos/as envolvidos no projeto, parceiros e comunidade sejam devidamente envolvidos e capacitados, para garantir a qualidade da implementação dos Planos para a Igualdade.