MORTÁGUA: Dia do Município assinalado com sessão solene, homenagens e inauguração de monumento
15 de Maio de 2026
Visualizações:40
O Município de Mortágua celebrou ontem, dia 14 de maio, o Dia do Município com a realização da habitual Sessão Solene, marcada por momentos de reconhecimento público, homenagens e celebração da identidade local.
A cerimónia iniciou-se com um minuto de silêncio em memória do trabalhador municipal Fernando Rosa, conhecido como “Tatu”, recentemente falecido. Foram destacadas as suas qualidades humanas e profissionais, assim como mais de três décadas de serviço dedicado ao município.
Seguiram-se as intervenções institucionais do Presidente da Assembleia Municipal, Acácio Fonseca Fernandes, do Presidente da Câmara Municipal, Ricardo Pardal, e do Vice-Presidente da Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra, Ricardo Cruz.
Durante a sessão foram também atribuídas distinções municipais, incluindo a Medalha de Ouro de Bons Serviços a dois trabalhadores com mais de 20 anos de dedicação ao município, e a Medalha de Ouro de Mérito Municipal à União Cultural e Recreativa Barrilense.
O programa contou ainda com momentos culturais protagonizados por jovens de Mortágua que participaram nas Escolíadas, valorizando o talento local.
Após a Sessão Solene, teve lugar a inauguração do monumento de homenagem ao antigo autarca Afonso Sequeira Abrantes, instalado no Jardim Municipal, numa cerimónia que reuniu familiares, amigos, entidades locais e população. O monumento integra inscrições dedicadas ao seu legado no desenvolvimento do concelho, incluindo a frase: “Mortágua é uma construção de todos”.