Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

O Prof. António Esteves Lopes, nasceu em Lisboa mas apaixonou-se pela Beira Interior


Nascido em Lisboa a 18 de março de 1900, foi estudante na Escola de Belas Artes de Lisboa. Ligado à cidade da Covilhã pelo ensino, foi professor na Escola Industrial Campos Melo onde lecionou desenho durante 30 anos.

Foi jornalista do Diário de Notícias, no Jornal do Fundão e contribuiu também com gravuras suas para vários jornais como o “Diabo”, onde caricaturou Antero de Quental, Guerra Junqueiro e Hitler.

Grande apaixonado pela Serra da Estrela, fez vários trabalhos de fotojornalismo nomeadamente da Serra e das suas gentes. Destacam-se as várias fotos da Serra da Estrela, nas quatro estações, fotos a igrejas e a santos.

Em 1931 participa na fundação do Ski Club de Portugal, sendo que uma das finalidades foi cativar o povo português e mais tarde os estrangeiros, à prática de ski.

A Tapeçaria foi uma das suas atividades mais apreciadas, pois foi pioneiro na introdução da mesma em Portugal, onde se destacavam novos desenhos e novas cores inspiradas nos bordados de Castelo Branco.

Na segunda metade da década de 40 do século passado, fundou a fábrica de tapetes da Serra da Estrela, fomentando o cultivo do linho e da seda em várias aldeias beirãs.

Na Pintura António Lopes deixou também a sua marca. Pintou o teto da Igreja de Santa Maria, o teto da Junta Provincial da Beira Baixa, a Igreja da Misericórdia. Pintou a Serra nas suas várias estações, pintou a Covilhã, Sortelha, o Paul, as gentes serranas e também beirões ilustres como Pedro Álvares Cabral.

Foi exímio na divulgação do património cultural da região, sendo que faz parte da toponímia da Covilhã com o nome Rua Professor António Esteves Lopes e uma Galeria de Exposições também com o seu nome.