Praça das Autárquicas: Cerimónia de instalação dos Órgãos Autárquicos – Câmara e Assembleia Municipal da Covilhã
Decorreu no domingo, dia 02 de novembro, a Instalação dos Órgãos Autárquicos da Covilhã para o quadriénio 2025/2029, numa cerimónia realizada no Teatro Municipal, que contou com casa cheia e a presença de vários autarcas dos concelhos vizinhos e de representantes de instituições e entidades do concelho.
Nesta sessão foram empossados os Eleitos e Presidentes de Junta de Freguesia que constituem a nova Assembleia, tendo-se igualmente procedido à eleição da Mesa da Assembleia que fica constituída por João Casteleiro (Presidente), Sandra Ferreira (1.ª Secretária) e Vítor Pinho (2.ª Secretário).
Foi também dada posse ao Executivo Municipal que é composto por Hélio Fazendeiro (Presidente da Câmara Municipal), Regina Gouveia (Vereadora), Jorge Simões (Vereador), Carlos Martins (Vereador), Luís Marques (Vereador), João Marques (Vereador), Eduardo Cavaco (Vereador).
Ao usar da palavra, o Presidente da Câmara Municipal, Hélio Fazendeiro, agradeceu a todos os presentes e deixou uma palavra especial aos Covilhanenses pela confiança depositada na sua equipa, garantindo que será “Presidente de todos, sem exceção, sem distinção de votos ou de vozes”.
Salientado o sentido de responsabilidade com que assume funções, reafirmou o “compromisso de trabalhar por uma Covilhã mais coesa, mais moderna, mais solidária, mais desenvolvida e mais justa” e apresentou várias das intervenções e ações que pretende levar a cabo ao longo do mandato, nomeadamente ao nível da da habitação e qualidade de vida, das infraestruturas, espaço público e mobilidade, deporto, educação, solidariedade, cultura, património e Identidade, economia, inovação e emprego e ainda na cooperação intermunicipal.
No final reafirmou o propósito que orientará a sua governação: “Servir a Covilhã, servir com verdade, servir com honestidade, servir com proximidade, sempre a pensar no bem comum”.
“Cada decisão que tomarmos será guiada por esses princípios. Cada ação será inspirada no mesmo objetivo: melhorar a vida das pessoas e valorizar o nosso território”, disse.
Reeleito Presidente da Assembleia Municipal, João Casteleiro frisou que a Covilhã é essencialmente “O POVO” e apontou algumas das áreas em que espera ver concretizações ao longo do mandato, tendo ainda alertado para a necessidade de se estar muito atento às necessidades das pessoas.
“Que este seja um mandato em que, para além das calçadas, dos muros e das estradas imprescindíveis, saibamos também identificar, tratar e acarinhar os espíritos mais solitários e silenciosos das nossas Cidades, Vilas e Aldeias”.
A Assembleia Municipal é composta por João Casteleiro, Nuno Fazenda, Luís Veiga, José Páscoa, Catarina Mendes, Adolfo Mesquita Nunes, Nuno Pedro, Leonor Cipriano, Amadeu Alberto, João Flores Casteleiro, Vítor Reis Silva, Paulo Rosa, Sandra Ferreira, Nuno Ezequiel, Pedro Bernardo, Vera Oliveira, Afonso Mousaco Gomes, Ana Branco, António Maria Saraiva, Francisco Farias, Beatriz Duarte, Vânia Neves, Magna Lourenço, Ana Simões, Vítor Pinho e Mónica Ramôa.
Os Presidentes de Junta de Freguesia também integram a Assembleia Municipal, nomeadamente Pedro Matias (Aldeia de São Francisco de Assis), Vítor Fernandes (Boidobra), Jorge Santarém (Cantar Galo), Hugo Gil Carvalheiro (Casegas), Jorge Viegas (Cortes do Meio), Jaime Rodrigues (Coutada), Jorge Saraiva (Dominguizo), Sara Fonseca (Erada), Gilberto Melfe (Ferro), Sérgio Rodrigues (Orjais), Carlos Costa (Ourondo), Duarte Rodrigues (Paul), Pedro Silveira (Peraboa), Bruno Redondo (Peso), Paulo Quintela (São Jorge da Beira), Sofia Sobreiro (Sobral de São Miguel), Pedro Farinha (Tortosendo), António Lopes (Unhais da Serra), Licínio Machado (Vales do Rio), Daniela Correia (Verdelhos), Sónia Moura (Vila do Carvalho), Francisco Mota (Covilhã e Canhoso), Joana Sardinha (Teixoso e Sarzedo), Daniel Tavares (Vale Formoso e Aldeia do Souto).
