SABUGAL: “Muralhas com História” regressa a Sortelha de 18 a 20 de setembro
A Aldeia Histórica de Sortelha volta a recuar à época medieval entre os dias 18 e 20 de setembro, com a realização da XIV edição do “Muralhas com História”, promovida pelo Município do Sabugal.
Este ano, o evento apresenta como tema “A Cartada que Mudou a História”, convidando os visitantes a conhecer as vivências do reinado de D. Fernando I (1367-1383), conhecido como “O Formoso” e último monarca da Dinastia de Borgonha.
O reinado de D. Fernando ficou marcado por um período particularmente conturbado da História medieval portuguesa, com conflitos militares, crises diplomáticas e dificuldades económicas. A sua morte viria ainda a desencadear a Crise de 1383-1385, tornando este período determinante para a evolução política do reino.
Durante três dias, Sortelha transforma-se num cenário de recriação histórica, com mercado medieval, acampamento militar, ofícios tradicionais, cetraria, animais da quinta, música e ritmos medievais, animação infantil, artes circenses e torneios de armas a pé e a cavalo.
Os visitantes poderão ainda assistir a jogos e a momentos de animação contínua pelas ruas da aldeia, numa experiência que procura recriar o quotidiano medieval e dar vida ao património histórico de Sortelha.
A pulseira geral de acesso ao evento, válida para os três dias, tem um custo de 3 euros. A entrada é gratuita para crianças até aos 12 anos, inclusive, desde que acompanhadas por um adulto.
Para evitar filas, é possível adquirir antecipadamente a pulseira através da BOL, sendo que o ingresso adquirido online terá depois de ser trocado pela pulseira física na bilheteira do evento. Está ainda prevista a oferta de um copo de barro, limitada ao stock existente.
O Município disponibiliza também transporte coletivo gratuito entre o Sabugal e Sortelha, com percurso de ida e volta entre o Largo da Fonte, no Sabugal, e a entrada no Centro Histórico de Sortelha. À chegada à aldeia histórica, será assegurado transporte entre os parques de estacionamento e a entrada no Centro Histórico, com uma frequência aproximada de 15 em 15 minutos.
O “Muralhas com História” assume-se como uma iniciativa de valorização, revitalização e promoção do património e do território, aproveitando o cenário histórico de Sortelha para criar uma experiência imersiva na época medieval.
A iniciativa é organizada pelo Município do Sabugal, em parceria com as Aldeias Históricas de Portugal, Junta de Freguesia de Sortelha e associações locais, contando com financiamento do Turismo de Portugal e do Turismo do Centro de Portugal.

