Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

SABUGAL:O Maior Presépio Natural… Da Tradição ao Renascer das Florestas


‘SABUGAL PRESÉPIO 2025

O Maior Presépio Natural…
Da Tradição ao Renascer das Florestas!

O ‘Sabugal Presépio’ abriu portas esta tarde, com uma Parada de Natal e Concerto pelo Wallow Gospel Choir, guiando as centenas de visitantes desde o acolhedor Mercadinho de Natal até ao Maior Presépio Natural…

Na chegada ao Presépio, com mais de 1.500 m2, somos convidados a desacelerar o ritmo e apreciar a viagem, num espaço para todos, num lugar de reunião, mas também de contemplação, reflexão e alegria.

Até ao Dia de Reis, 6 de janeiro, o evento entrelaça conceitos como tradição, renovação e esperança, centrando-se na temática das florestas.

O Maior Presépio Natural é ainda complementado por várias atividades para toda a família, comboio turístico, pista de gelo ecológica, exposições temáticas, iluminações e decorações, concertos e demais iniciativas que preenchem esta quadra festiva.

O Maior Presépio Natural… Da Tradição ao Renascer das Florestas!

De 6 de dezembro a 6 de janeiro, o centro da cidade acolhe o ‘Sabugal Presépio’, que nesta edição entrelaça conceitos como tradição, renovação e esperança, centrando-se na temática das florestas, através de uma viagem imersiva que é também um convite à reflexão sobre o presente, guiada por um olhar no passado e atento ao futuro.

Este ano, os trabalhadores do Município e a artista plástica Beatriz Rodrigues voltaram a idealizar e concretizar um Presépio singular, com a promessa de não deixar indiferente quem escolhe o Sabugal como destino para este Natal.

Desvendamos mais de 1500 m2 de um Presépio que se apresenta renovado, mas sempre alicerçado na tradição, sem esquecer, no entanto, os acontecimentos que ficam assinalados nas linhas do tempo e que convocam a nossa atenção e ação. Os incêndios que assolaram o nosso concelho no passado verão deixaram marcas na nossa terra, nas nossas gentes e, neste lugar, mostramos como dos elementos dessa memória ainda tão presente se traça um caminho de esperança, união e proteção, focado nas florestas, num compromisso que começa em cada um de nós e se reflete nesta ‘casa’ que é de todos. Recordamos assim as palavras do jornalista e escritor sabugalense Manuel António Pina, Medalha de Mérito Cultural do Município: “…mais tarde descobri que as fronteiras são linhas inventadas que só existem nos mapas. E que o Mundo é só um e não tem linhas a separar países dos outros a não ser dentro da cabeça das pessoas.”

A inauguração do ‘Sabugal Presépio’ realizou-se hoje, sábado,com parada de Natal, acompanhada pelos Traquinas da Concertina, seguida do concerto de abertura pelo Wallow Gospel Choir.

O Maior Presépio Natural é complementado com um programa de atividades para toda a família, mercadinho de Natal, comboio turístico, pista de gelo ecológica, exposições temáticas, iluminações e decorações natalícias, concertos e demais iniciativas que prometem surpreender os sentidos de residentes e visitantes.

Durante o evento, a pista de gelo ecológica regressa ao Largo da Fonte, estação de onde vai partir o comboio de Natal, um novo atrativo que convida miúdos e graúdos a embarcar num roteiro rumo ao Centro Histórico do Sabugal (com passagem obrigatória no Castelo, Museu e Paços do Concelho) e Presépio das Quintas de São Bartolomeu.

O acolhedor mercadinho de Natal volta a oferecer uma variedade de artesanato e produtos locais, num ambiente festivo que se estende aos bares e tasquinhas e que é preenchido com concertos, teatros e muitas outras surpresas. Uma vez mais, o ‘Espaço Traquinas’ surge como ponto de encontro para os mais novos, onde não vão faltar desafiantes oficinas criativas, horas do conto que se transformam em verdadeiras aventuras e brincadeiras sem fim.

Ladeada pelas luzes de Natal, a Rua 5 de Outubro emoldura a exposição de sensibilização ambiental ‘Neste Natal, dá cor à Floresta e magia ao Presépio’, uma mostra coletiva que destaca a criatividade de Instituições Particulares de Solidariedade Social, Associações e Comunidade Escolar concelhias na criação de presépios a partir de matérias provenientes dos incêndios.

A programação cultural prolonga-se até ao Museu do Sabugal, com a exposição permanente de cariz arqueológico e, ainda, a exposição das fotografias finalistas do ‘Rewilding Photo Contest’, que nesta 5.ª edição continua a reforçar a importância da fotografia como ferramenta de sensibilização ambiental e valorização do território do Sabugal e do Grande Vale do Côa.

O evento ‘Sabugal Presépio’ é enriquecido pelas tradições que se revivem a cada Natal no concelho, enlaçadas pelas iluminações, decorações e outras atividades que as freguesias nos presenteiam ao longo desta quadra.

O Município dá as boas-vindas a 2026 com espetáculos pirotécnicos nas cinco vilas medievais – Alfaiates, Sabugal, Sortelha, Vila do Touro e Vilar Maior – e festejos de passagem de ano no Sabugal, numa noite em que sobem ao palco: Banda Jovimusic, DJ Pedro Carrilho e DJ EDD.

Uma organização do Município do Sabugal, em parceria com a ADES – Associação Empresarial do Sabugal.