Setor do queijo da região Centro terá investimento superior a dois milhões de euros
Quinze entidades vão investir mais de dois milhões de euros na valorização de três queijos da região Região Centro. O projeto prevê a criação de uma escola de pastores e queijeiros. Estas são algumas das medidas que saíram do Programa de Valorização Económica e Territorial do Queijo na Região Centro que esta quinta-feira foi apresentado na Biblioteca Municipal de Mangualde.
Foi apresentado esta quinta-feira, 20 de dezembro, o Programa de Valorização Económica e Territorial do Queijo na Região Centro. O projecto, que conta com um apoio de 2 milhões de euros do Programa Centro 2020, pretende implementar uma estratégia de rejuvenescimento, valorização e afirmação da competitividade da fileira do queijo, através da inovação e da transferência de conhecimento do sistema científico e tecnológico regional para os agentes económicos que intervêm na fileira dos Queijos DOP da Região Centro.
Quinze entidades vão investir mais de dois milhões de euros na valorização de três queijos da região Região Centro. O projeto prevê ainda a criação de uma escola de pastores e queijeiros. “Foram criados, no âmbito deste projeto, um conjunto de incentivos para a valorização dos próprios pastores, com a criação da escola de pastores e a escola de queijeiros, para valorizar a arte e engenho associado à produção de queijo”, anunciou a presidente da Inovcluster, Cláudia Domingues Soares.
Durante o encontro, João Azevedo, presidente da Câmara de Mangualde, lembrou que este programa “é muito importante para a nossa região, valoriza um dos principais produtos endógenos do nosso território. O queijo assume um forte e relevante papel na região Centro Interior, sendo um dos produtos com maior potencial de crescimento e de arrastamento de outras atividades fortemente ligadas ao território.” Por isso mesmo, é essencial “construir uma estratégia alargada, concertada e integrada à escala regional, que vise apoiar todos os agentes, de modo a fortalecer e valorizar a fileira”.
Liderado pelo InovCluster – Associação do Cluster Agroindustrial do Centro, o projeto envolve um consórcio alargado de 14 instituições de base regional ou local, designadamente associações representativas do setor, instituições de ensino superior e de I&DT e outras instituições com um papel relevante na valorização económica dos Queijos DOP da Região Centro dos territórios alvo da intervenção (Beira Baixa, Rabaçal e Serra da Estrela).