Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

VILA NOVA DE PAIVA: Centro Municipal de Trail promoveu atividade ambiental com alunos


O Centro Municipal de Trail de Vila Nova de Paiva recebeu, no dia 27 de abril, a iniciativa “Descobre & Aprende”, promovida pela Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões, que envolveu 37 alunos da Escola Secundária de Castro Daire, dos cursos de Informática e Desporto.

A atividade teve início junto ao ponto de partida dos cinco percursos do centro, onde os participantes receberam mapas dos trilhos e fichas de identificação de árvores e rochas. Durante o percurso, os alunos utilizaram ainda uma aplicação móvel para medir os níveis de sonoridade, aliando a tecnologia ao contacto com a natureza.

Ao longo da caminhada pelo Percurso 1, os jovens foram sensibilizados para temas ligados ao património natural e ambiental, nomeadamente a distinção entre espécies autóctones e exóticas, os diferentes tipos de rochas da região e a relevância dos muros de pedra seca enquanto elemento cultural e ecológico.

A iniciativa terminou no Parque Botânico, espaço onde os participantes ficaram a conhecer algumas das espécies preservadas no local, bem como as atividades ali desenvolvidas e a ligação histórica ao nome do espaço, intimamente ligado ao escritor Aquilino Ribeiro.

A ação procurou promover a educação ambiental através de uma experiência que combinou desporto, aprendizagem, tecnologia e valorização do património natural e construído.

Fotos: Município de Vila Nova de Paiva