Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

VISEU: Fontelo renovado, Académico com alma, mas Santa Clara leva os três pontos


O regresso do futebol de primeira ao Estádio do Fontelo tinha tudo para ser um fim de tarde de festa em Viseu. Um estádio renovado, bancadas cheias e a expectativa de ver o Académico de Viseu conquistar a primeira vitória em casa, depois do empate conseguido na jornada inaugural frente ao Benfica.

O Académico de Viseu entrou em campo com Ewerton, Cihan Kahraman, Álvaro Zamora, Soufiane Messeguem (cap.), João Guilherme, Rúben Pereira, Anthony Correia, Alejandro Mestanza, Igor Milioransa, Robinho e André Clóvis. O Santa Clara alinhou com Lucas França, Diogo Calila, Pedro Pacheco, Guilherme Romão, Pedro Ferreira, Djé Tavares, Emanuel Moreira, Daniel Borges, Vinícius Lopes, Luiz Salles e Gonçalo Paciência (cap.).

Mas o futebol nem sempre escreve a história que os adeptos desejam.

O Académico de Viseu perdeu por 0-1 frente ao Santa Clara, num encontro em que os viseenses tudo fizeram para chegar ao golo, mas encontraram pela frente uma equipa açoriana mais experiente e capaz de aproveitar as oportunidades.

O Académico recebe o primeiro cartão amarelo do jogo, dado a Rúben Pereira ao minuto 12. O Santa Clara entrou melhor na partida e chegou à vantagem aos 14 minutos, quando Gonçalo Paciência converteu uma grande penalidade. Os viriatos procuraram responder, mas chegaram ao intervalo em desvantagem por 1-0. Sorriso, do Santa Clara, vê o cartão amarelo aos 36 minutos.

Depois do empate na Luz, os comandados de Bruno Pinheiro entraram em campo moralizados e com a ambição de oferecer aos adeptos uma estreia em casa condizente com o regresso ao principal escalão do futebol português. O treinador do Santa Clara, Petit, já tinha alertado para esse estado de espírito do Académico, reconhecendo a confiança trazida pela subida e pelo resultado alcançado frente ao Benfica.

O resultado acabou por ser demasiado penalizador para aquilo que os viseenses procuraram ao longo da partida. Faltou eficácia no momento de transformar o domínio e a vontade em golos, enquanto o Santa Clara mostrou a experiência necessária para proteger a vantagem.

Bruno Pinheiro promoveu duas alterações logo no inicío da segunda parte: aos 46 minutos, saíram Rúben Pereira e Igor Milioransa para as entradas de P. Barcelos e Michelis. Pedro Pacheco recebe cartão amarelo aos 58 minutos.

Do lado do Santa Clara, Armando Teixeira mexeu pela primeira vez aos 63 minutos, retirando o capitão Gonçalo Paciência e Luiz Salles para lançar L. Fernando e Afonso D. Aos 78 minutos entraram W. Torrão e Tiago, substituindo Vinícius Lopes e Djé Tavares, enquanto Daniel Borges saiu aos 81 minutos para a entrada de Hiago Santos.
A resposta continuou aos 66 minutos, com a entrada de Steczyk para o lugar de André Clóvis. Já aos 75 minutos, Cihan Kahraman e Álvaro Zamora deram lugar a N. Gohi e C. Ferreira.

Ao minuto 82, Guilherme Romão do Santa Clara, é advertido com cartão amarelo.

Mais do que os três pontos perdidos, fica a certeza de que este Académico de Viseu tem argumentos para competir entre os grandes. A derrota não apaga a excelente imagem deixada na Luz, nem deve colocar em causa o caminho de uma equipa que regressou à I Liga depois de 37 anos de ausência.

Foi uma noite de emoções fortes no Fontelo: a festa do regresso, o orgulho de uma cidade e a frustração de uma derrota pela margem mínima. O Académico não conseguiu brindar Viseu com a vitória, mas deixou uma mensagem clara: há qualidade, há ambição e há vontade de lutar. E numa época que promete ser histórica, cada jogo será também uma nova oportunidade para fazer história.
O Fontelo voltou a ser palco de futebol de primeira. E Viseu vai continuar a acreditar.