Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

10,9 milhões de euros é o valor do orçamento da Câmara de Aguiar da Beira para 2020


A Câmara presidida pelo independente Joaquim Bonifácio aprovou um orçamento de 10,9 milhões de euros para 2020, valor que aumentou cerca de 200 mil euros em relação ao deste ano e que aposta na valorização do território.

O orçamento foi aprovado por maioria pela Câmara Municipal de Aguiar da Beira, com a abstenção dos dois vereadores do PSD e vai ser discutido na próxima reunião da Assembleia Municipal.
Segundo Joaquim Bonifácio, na elaboração do documento “esteve sempre presente um exercício de rigor e de transparência”. Para o autarca o orçamento “traduz a necessidade de execução e a conclusão das obras e atividades já adjudicadas e o início de novas empreitadas em locais e freguesias do concelho, ainda desprovidas dessas infraestruturas”.
Em 2020, o município de Aguiar da Beira, dará “continuidade à promoção económica, social, cultural e turística do concelho”, e aposta em iniciativas “com impacto na valorização do território” e na criação de novos eventos que promovam os agentes locais e dinamizem a economia. “Será também dada continuidade à execução de projetos de valorização turística do território, apoiados em linhas de cofinanciamento comunitário, destacando-se o projeto ‘Aguiar da Beira OFL (Orientering For Life)’, o projeto ‘Caminhos de Açores’ (Programa Renovação de Aldeias) e ainda o projeto ‘Comunicarte3D’”, lê-se.
No desporto, a aposta da autarquia recairá sobre os trabalhos preparativos para a receção do Mundial de Juniores de Orientação, que terá lugar em Aguiar da Beira, em 2021.
Em 2020, o município liderado por Joaquim Bonifácio prevê também concretizar o projeto de requalificação do Dólmen de Carapito e a sua zona envolvente.
Na educação, que tem uma dotação global de 361 mil euros, dará continuidade à atribuição de refeições escolares gratuitas a todos os alunos dos ensinos pré-escolar e 1.º ciclo, ao transporte escolar gratuito para todos os alunos que frequentem o Agrupamento de Escolas e à atribuição do Prémio de Acesso ao Ensino Superior.
A autarquia estima ainda realizar investimentos em projetos e medidas de apoio e de proteção social, nomeadamente para idosos isolados e para carenciados em situação de particular exclusão social.
Com uma dotação de 780 mil euros estão projetos que incluem eficiência energética em edifícios municipais, o Plano de Pormenor da Zona Industrial de Moreira e iluminação LED, entre outros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.