
15.ª edição da Festa do Livro e da Leitura em Castro Daire
Realizou-se no passado dia 22 de abril, a sessão online do Concurso Intermuncipal de Leitura, promovido pelo PNL( Plano Nacional de Leitura) e organizado pela Biblioteca Municipal e Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas de Castro Daire, a convite da DGLAB, envolvendo todos os agrupamentos de escolas inscritos da Comunidade Intermunicipal Viseu- Dão Lafões.
Para além deste momento, o Agrupamento de Escolas e o Município de Castro Daire proporcionaram a todas as turmas do 6º e 9º anos a vinda ao Auditório para assistirem ao espetáculo “25 de abril- História de uma revolução, pelo Teatro Educa.
À noite ainda uma sessão de cinema com o filme “Uncharted”.
Chegados ao Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, que se comemora a 23 de abril tivemos uma tarde cheia, cheia de autores, de música e convidados.O espaço da Biblioteca foi pequeno para todos os que vieram assistir à apresentação da obra de António Souto, “Também há cores na escuridão”. Reunidos em torno do livro e da leitura, com apresentação da obra pela Professora Celeste Almeida e com a presença do Vice-presidente do Município de Castro Daire, Luís Lemos, falou-se da obra, do autor, dos projetos futuros e todos saíram muito mais enriquecidos.
Seguiu-se, no espaço do Auditório o concerto “Sophia” de Gira sol Azul.Porque a vida e a obra de Sophia de Mello Breyner são inspiração, terminámos o dia comemorativo com um concerto feito de poemas e textos de Sophia onde da liberdade de sílaba a sílaba se fez emergir o nosso próprio poema, o jogar o som das coisas para se aprender a nadar no mar do silêncio, num concerto intimista e também memóravel.
Sophia é mar, natureza, cidade, tempo. Sophia é um pássaro.