Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

76% dos fontanários do concelho com água imprópria para consumo


Estão concluídos os trabalhos de montagem dos expositores para os boletins das análises aos 299 fontanários do concelho de Fornos de Algodres, selecionados pelos Presidentes de Junta. Na sequência das análises efectuadas, concluiu-se que 76% dos fontanários têm água imprópria para consumo.

Após recolha de água nos diferentes fontanários do concelho de Fornos de Algodres pelo Instituto Politécnico da Guara (IPG), o Município de Fornos de Algodres já divulgou os resultados dos boletins com os resultados das análises de água. Da recolha de água analisada aos 29 fontanários selecionados pelos Presidentes de Junta, as análises demonstram que 76%dos fontanários têm água imprópria para consumo, sendo que os restantes 24% têm água em boas condições para ser ingerida. Bruno Costa, responsável pelo pelouro do Ambiente no município, considera que “apesar dos resultados não serem os expectáveis pela maioria dos munícipes é importante transmitir os resultados de uma forma clara e direta, como são exemplo os boletins dos expositores”.
Os boletins com os resultados detalhados estão publicadas no site do Município, editais das Juntas de Freguesia e em cada fontanários alvo de análises através da fixação de um cartaz com bola verde (se estiver própria para consumo) ou vermelha (se estiver imprópria).
Segundo a autarquia, a próxima recolha para análises está agendada para o dia 5 de novembro. “É nosso papel, juntamente com os Presidentes de Junta, mudar mentalidades e transmitir aos Munícipes a real situação da qualidade da água dos nossos fontanários. Não podemos aceitar que seja por falta de informação que as pessoas tenham riscos para a saúde”, afirma o vereador do Ambiente da Câmara Municipal de Fornos de Algodres.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.