Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Castelo Branco vai viajar no tempo com “Terras Templárias”


A cidade de Castelo Branco vai viajar no tempo, nos dias 1, 2 e 3 de julho, a tempos medievais com «Terras Templárias», no Castelo Templário de Castelo Branco.

Numa organização da ALBIGEC e da Câmara Municipal de Castelo Branco em parceria com a Junta de Freguesia de Castelo Branco, Outrem – Associação de Defesa do Ambiente e Património, ACICB – Associação Comercial e Empresarial da Beira Baixa e Serviços Municipalizados de Castelo Branco, o evento visa recorda a herança templária da região e ao mesmo tempo contribuir para a valorização dos produtos locais, quer seja na área artesanal, quer seja na área gastronómica, contribuindo para a economia local e desenvolvimento turístico.

Visa, ainda, valorizar a zona histórica da cidade e lançar pistas para a sua recuperação.

O evento tem já garantida a presença dos principais grupos de animação medieval do país, tendo a organização acordos fechados com os grupos Alvorada, Xamaril, Olta Gabar, Troto Saltarelo, Episódio Medieval, Emad Selim, Váatão, Tramédia, Outré, Espadas de Santa Maria do Castelo, Flamma Luna, Burreiros, Somnium, Espadas de Santa Maria da Feira e Fazenda dos Animais.

«Terras Templárias» é um evento, com entrada gratuita, que integra uma feira medieval, mercado de artesãos, espaços para restauração, espetáculos aéreos de fogo, diferentes espetáculos de onde sobressai o «assalto ao castelo» nas noites de sábado e domingo, e o «No Alvor dos Tempos», na noite de sexta-feira, com muita música da época, cortejos, animadores de rua, chás naturais, doces tradicionais e várias iguarias com as quais se podes deliciar, venda de artesanato típico e diversos artefactos.

Templários ou árabes, damas e donzelas, cavalheiros, malabaristas, engolidores de fogo, ou outras personagens históricas vão percorrer as ruas do casco histórico de Castelo Branco, em encontros e desencontros com a história.

Ceia medieval e conferência

O programa das «Terras Templárias» inclui, na noite de sábado, pelas 19h00, uma Ceia Medieval. Um jantar servido em pratos de pão e que à ementa da época junta pequenos momentos de animação com os «jograis do reino», dança do ventre e espetáculos de fogo.

A ementa é composta por telha de enchidos e azeitonas, como entradas; caldo do castelo com pão frito em azeite e tomilho, como sopa; porco assado com castanhas, cenoura, migas de alho e legumes do reino, como prato principal; arroz doce com mel e canela, e maçãs assadas, como sobremesa. Haverá também vinho do condado, limonada e água.

Também no sábado, mas às 16h30, na Igreja de Santa Maria do Castelo, decorrerá a conferência «Castelo Branco, uma longa viagem no tempo», a qual terá como oradores os investigadores Paula Pinto Costa, Nuno Villamariz Oliveira, Joaquim Moreira, Pedro Salvado e Júlio Vaz de Carvalho. A moderação estará a cargo do professor de história, José Carlos Moura, numa sessão que contará ainda com as intervenções de Leopoldo Rodrigues, presidente Câmara de Castelo Branco e José Pires, presidente Junta de Freguesia de Castelo Branco. A entrada é gratuita.

Recorde-se que Castelo Branco foi entre 1215 e 1314 a última sede desta Ordem Militar nos 3 Reinos (Portugal, Castela e Leão), num período de 100 anos e onde se terão realizado o maior número, numa de povoação acastelada, de Capítulos-Gerais do Templo: 6, no seu total, nos anos de 1228; 1253; 1264; 1265; 1266; e 1272.

Fica o convite para visitarem Castelo Branco e participarem em toda a animação do evento, trajando à época e serem parte integrante desta viagem a tempos de antanho.