
2º aniversário da classificação da Estrela como Geopark Mundial da UNESCO
Nos últimos dois anos percorreram a Estrela, interpretaram o seu imenso património, partilharam com milhares de pessoas o seu valor e fizeram desta Montanha um verdadeiro lugar de ciência, cultura e educação.
O território do Estrela Geopark – Património Mundial da UNESCO tem cerca de 170 000 habitantes, está situado na Zona Centro Ibérica de Portugal e compreende uma área de 2216 km², estendendo-se pelos concelhos de Belmonte, Celorico da Beira, Covilhã, Fornos de Algodres, Gouveia, Guarda, Manteigas, Oliveira do Hospital e Seia.
O Estrela UNESCO Global Geopark tem como missão contribuir para a proteção, para a valorização e para a dinamização essencialmente do património geológico, mas também do património natural e cultural, favorecendo o aprofundamento e a divulgação do conhecimento científico, de forma a incrementar o turismo e o desenvolvimento sustentável do seu território.
O Estrela Geopark é de uma beleza incomparável, com vistas incríveis e montanhas impressionantes que lhe conferem uma autenticidade única. O olhar extasia-se e a alma entrega-se ao silêncio e à quietude. E, nesta comunhão com a natureza, pode observar-se, com serenidade, a fauna e a flora circundantes. Dentro da fauna, podemos destacar o lobo, a raposa, o javali, a lontra, a lagartixa-de-montanha, a geneta e o coelho-bravo-europeu.
É um território único, fascinante, de paisagens incríveis, agora enriquecido com os Passadiços do Mondego que vieram dar acessibilidade a locais quase secretos, de uma beleza rara e indescritível.