Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Primeiras Jornadas As Judiarias do Concelho decorrem em Gouveia


Estão a decorrer em Gouveia as Primeiras Jornadas do Património Cultural do Concelho – “As Judiarias do Concelho de Gouveia”. O evento começou no domingo e termina hoje.

No âmbito do plano de atividades do Património Cultural, o Município de Gouveia está a organizar as Primeiras Jornadas do Património Cultural do Concelho – “As Judiarias do Concelho de Gouveia”, cuja participação é gratuita.
Segundo a autarquia presidida por Luís Tadeu com este evento pretende-se dar a conhecer e divulgar “os conjuntos arquitectónicos históricos da cidade, como agentes de interação e transformação social, que ocorridas no passado, acabaram por influenciar a forma como a cidade se transformou naquilo que é hoje”.
Nesta primeira edição, o Município vai ficar-se na “influência e interação entre a comunidade sefardita e a comunidade cristã, na transição da Idade Média para o período moderno. Quem eram, onde viviam e de que forma os elementos urbanos associados a esta comunidade ainda se mantêm, não só como parte da nossa identidade cultural, mas como parte do nosso quotidiano”.
O evento começou no domingo, 31 de março, e termina hoje, 2 de abril.