
Gouveia: Ilhas ecológicas para compostagem comunitária
O Município de Gouveia disponibiliza, desde o passado mês de março, cinco ilhas de compostagem comunitária para respetiva utilização na cidade de Gouveia, que pode utilizar para depositar os resíduos orgânicos que produz em sua casa.
As Ilhas Ecológicas para compostagem comunitária encontram-se implementadas em vários pontos da cidade: na Rua do Outeiro, na Avenida dos Bombeiros Voluntários de Gouveia (junto ao Mercado Municipal), na Urbanização Mira Serra, na Avenida Cidade da Covilhã (junto ao cemitério novo) e na Rua das Escolas (junto ao parque infantil).
Cada ilha ecológica integra 3 compostores individuais, com uma capacidade de 1 metro cúbico, para receber os bioresíduos verdes e castanhos e um quarto contentor para servir de apoio, onde será colocada a “fração seca” ou estilha, resultante das podas de árvores ou material lenhoso de grande dimensão.
A compostagem é um processo natural de reciclagem da matéria orgânica – resíduos provenientes da cozinha e jardim, por exemplo: restos de fruta e hortaliças, folhas, borras de café, cascas de ovos, etc. – em que os resíduos são transformados num material semelhante ao solo.
Este composto é um fertilizante natural rico em nutrientes que melhora o crescimento de jardins e hortas.
Como utilizar o compostor:
1.º passo – Abra o contentor que se encontra em utilização
2.º passo – Deposite os seus resíduos no interior do contentor
Localização:
– Rua do Outeiro
– Avenida dos Bombeiros Voluntários de Gouveia (junto ao Mercado Municipal)
– Urbanização Mira Serra
– Avenida Cidade da Covilhã (junto ao cemitério novo)
– Rua das Escolas (junto ao parque infantil).
Com esta iniciativa, o Município de Gouveia pretende sensibilizar a comunidade em geral para a adoção de boas práticas ambientais e para a importância da compostagem enquanto processo natural de reciclagem e reaproveitamento da matéria orgânica.