Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

VISEU:S4 Congress,uma iniciativa da APCVD


O “S4 Congress” é um espaço de discussão e aprendizagem relevante, onde o combate à violência, a segurança física e emocional dos adeptos, a forma como devem ser recebidos e a luta contra todo e qualquer tipo de manifestação de intolerância são temas dominantes, pela voz e saber de quem está no terreno

A iniciativa, que voltou a decorrer em Viseu – organizada pela,Autoridade para a Prevenção e o Combate à Violência no Desporto,na Capital Europeia do Desporto/2024 – juntou, mais uma vez, centenas de convidados e dezenas de oradores ,nacionais e internacionais,que partilharam as suas experiências, levantando questões, deixando sugestões e incentivando a compromissos palpáveis em relação a um tema sempre atual e relevante.
A segurança física, o acolhimento adequado, a boa prestação de serviços e a proteção eficaz de quem se desloca ou participa em fenómenos desportivos é fundamental para garantir maior adesão, menor propensão à violência e participação saudável de todos os que se deslocam a estádios, ringues, pistas ou pavilhões.
No primeiro dia, o foco esteve na aplicação em Portugal da “Convenção de Saint Denis”. Trata-se de uma abordagem discutida e aprovada no Conselho Europeu em 2016, que procura tornar os eventos desportivos em ambientes seguros, protegidos e acolhedores. A ideia subjacente foi passar de uma abordagem exclusivamente centrada no risco da violência física para uma visão integrada multi-institucional, incluindo a cooperação entre todas as partes (públicas e privadas): governos, autoridades municipais e de segurança pública, organizações desportivas, adeptos, populações locais, etc.

O espaço de partilha e debate sobre segurança e hospitalidade nos eventos desportivos, que decorreu em Viseu, terminou com uma conversa com o presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Gomes. O dirigente confessou que, de todos os títulos que estavam ao alcance e ainda não foram conquistados, aquele que lamenta mais não ter sido ganho por Portugal foi o título de campeão do mundo na equipa principal. “Falta-nos o título de campeão do mundo”, lamentou Fernando Gomes, que confessou ter acreditado que, pelo menos, Portugal ia jogar a final do Mundial jogado no Qatar. A prova foi ganha pela Argentina numa final jogada com a França. Fernando Gomes deixou claro que “a linha ténue que separa o êxito do inêxito é muito curta”. “A diferença ténue aconteceu em 2016 quando conquistámos. É um detalhe que nos faz conquistar ou não conquistar”, vincou.
Fernando Gomes, presidente da Federação Portuguesa de Futebol que referia também não afastar a hipótese de candidatar-se ao Comité Olímpico de Portugal.
Em,Viseu discutiu-se a segurança nos espetáculos desportivos,mas o S4 Congress foi mais além e abordou outros temas focados sobretudo nos adeptos. Autarca de Viseu encerrou congresso. Andebol 4 all recebeu distinção de mérito, ‘Cândido on Tour’, também