Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

ACADÉMICO de VISEU encerra comemorações dos 110 Anos


O Académico de Viseu encerrou comemorações dos 110 anos com o Presidente Mariano Lopez a sinalizar os desafios para o futuro

“Espero que num futuro próximo possamos usufruir de instalações próprias para o futebol”

 

O Jantar de Natal do Académico de Viseu, que reuniu mais de 800 academistas na Expocenter de Viseu, entre atletas, treinadores e colaboradores, ou representantes de instituições e parceiros, assinalou o encerramento das celebrações do 110º aniversário do clube, com o presidente Mariano Lopez a reforçar o comprometimento com a região e os objetivos para o futuro, em particular, ao nível das infraestruturas, para o futebol de formação e profissional.

 

“Caras e caros Academistas, é nesta altura do ano que todos começamos a pensar o que pode trazer no próximo ano: o futuro próximo. Eu, como máximo responsável, não posso parar de trabalhar com energia e convicção para o bem deste Clube. A minha preocupação, especialmente na área do futebol, são os desafios infraestruturais. Disponibilidade de campos para treinar em horas mais adequadas para a nossa formação é algo que me preocupa. Junto com a Direção estamos sempre a procura de locais e terrenos para poder ter capacidade de desenvolver treinos ou criar, algum dia, uma casa própria, com um ou dois campos de futebol para a nossa formação. Espero que num futuro próximo possamos usufruir de instalações próprias na nossa modalidade mais forte que é o futebol. Mas, sempre sem descurar a saúde financeira do Clube”, afirmou Mariano Maroto Lopez, referindo-se depois ao futebol profissional. “Também estamos em diálogo regular com a Câmara Municipal de Viseu em busca de opções para terrenos adequados para os nossos projetos maiores com a SAD. Não é fácil, mas não desistimos e continuaremos a trabalhar em conjunto para a consolidação de todos os nossos projetos.”

 

Mariano Lopez destacou ainda outros projetos em marcha – campanha de angariação de sócios; e renumeração dos mesmos – ou o reforço da ligação à comunidade academista, através do “Academico News”, uma nova ferramenta de comunicação ao nível local e regional, com edição mensal de 2.500 exemplares para partilha de noticias, informações e reportagens.

 

Ao mesmo tempo, Mariano Lopez destacou iniciativas concretizadas ao longo do ano do 110º aniversário: O projeto da construção do percurso histórico do Académico online, resumindo os pontos mais importantes da história do clube; a exposição “Manto Negro Feito de História”, na Casa da Ribeira, com testemunhas, ofertas, artigos e memórias; a Gala dos 110 anos do Académico, no Teatro Viriato, uma gala “tremenda, espetacular, representativa da grandeza do Académico”; a formação de mais uma equipa, os “Académico Legends” – uma equipa formada por atletas que jogaram no Académico nas últimas décadas como Rui Miguel, Fernando Ferreira, Bruno Loureiro e muitos mais; e o lançamento do primeiro livro de sempre do Académico, “110 anos – 110 histórias”. “Obra de uma pessoa apaixonada pelo futebol, por histórias e que nos honra ter como autor, Rui Tovar, em colaboração com o grupo da “Magia do Académico” e o nosso Departamento de Comunicação”, sinalizou Mariano Lopez. “A todos os colegas da Direção do Clube e da SAD que participaram e trabalharam arduamente para conseguir tal referência na história deste Clube envio um abraço de gratidão”.

 

Mariano Lopez reiterou que o Académico “é um símbolo de perseverança, paixão e união para todos nós que amamos e vivemos o desporto”: “O desporto é uma poderosa ferramenta de transformação e, no Académico, temos a honra e a responsabilidade de sermos dignos representantes desportivos desta cidade e região. E é com esse espírito que renovamos, diariamente, o nosso compromisso com a excelência e com a promoção do desporto. Promovemos valores como o respeito, a disciplina, a integridade e o espírito de equipa. E como muito de vocês sabem acompanho sempre que posso os nossos atletas da formação ou futebol feminino e sou testemunha de que os nossos valores são vividos”.

 

No discurso que proferiu, destacou as equipas mais jovens. “Uma menção especial hoje e para os jogadores das equipas de sub12, sub13 e sub14 e suas respetivas equipas técnicas. E um prazer ver e acompanhar os vossos jogos não só pelas vitorias clamorosas que vocês conseguem, e mais, e a forma como vocês atuam como grupo – com respeito do adversário, com raça e motivação no jogo e de se querer superar cada vez mais. E parabéns aos pais acompanhantes que mostram um comportamento exemplar para o Clube inteiro – é isso que também queremos promover e mostrar fora das quatro linhas”, prosseguiu, referindo-se depois à natação. “Cabe mencionar os nadadores mais jovens, Cadetes e Infantis, que estão a evoluir favoravelmente, tanto em número de atletas, como na qualidade demonstrada. As equipas Feminina e Masculina conseguiram a manutenção na Segunda Divisão Nacional (algo muito importante). Em termos individuais, na presente época, já conquistaram mais de meia centena de medalhas. E com Mafalda Rosa temos uma atleta extraordinária que representa o nosso Clube ao nível nacional e alem fronteiras. Parabéns e uma salva de palmas a todos atletas da Natação”, afirmou.

 

Numa intervenção que terminou com uma mensagem de Boas Festas, Mariano Lopez deixou ainda uma forte palavra de agradecimento para os parceiros e patrocinadores do clube. “Uma menção especial também aos nossos patrocinadores (sejam do Clube, sejam da SAD) que acompanham o Académico desde os primeiros dias: obrigadíssimo pelo vosso apoio que é um pilar essencial na evolução e transformação deste Clube”.