Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Quercus vai plantar mostajeiros no concelho do Sabugal


A associação ambientalista Quercus vai plantar mostajeiros no concelho do Sabugal, com o objetivo de preservar essa planta que está “em vias de se perder para sempre”. A iniciativa vai decorrer no dia 23 de novembro, pelas10h00 em Rebelhos.

A ação do Núcleo Regional da Guarda da Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza, vai decorrer no sábado, 23 de novembro, em Rebelhos inserida nas comemorações do Dia da Floresta Autóctone.
De acordo com a Quercus, o mostajeiro é uma espécie autóctone, que se encontra localizada principalmente na região da Beira Interior. “O mostajeiro (nome científico ‘Sorbus latifolia’) é uma árvore que “é cada vez mais rara e sobrevivem apenas poucos exemplares espalhados pela região”, refere. A apanha, preparação e consumo do fruto do mostajeiro “foi uma prática cultural da Beira Alta – principalmente nas regiões de Trancoso, Guarda e Sabugal. No entanto, tal como a planta, está em vias de se perder para sempre”, acrescenta a Associação.
Com a ação de reflorestação a realizar no Sabugal, a Quercus pretende contribuir para a posterior plantação de um pomar de mostajeiros na região e, “em simultâneo, será feito um trabalho de Sistema de Informação Geográfico (SIG) no terreno para marcar as plantas. Os cidadãos poderão contribuir com informação para este SIG fornecendo localização de exemplares de mostajeiros que conheçam e que posteriormente serão confirmados pela equipa Quercus”.
Em comunicado, a Associação adianta ainda que, no futuro, “será feita a apanha dos frutos para extração das sementes e sua posterior propagação em viveiro”.