![](https://maisbeiras.sapo.pt/wp-content/uploads/2025/02/associacao-de-municipios-da-cova-da-beira-600x400-1.jpg)
Em Celorico da Beira, AMCB aprova plano de atividades e orçamento na Assembleia Intermunicipal
Rui Ventura apresentou em Celorico da Beira, à Assembleia Intermunicipal da Associação de Municipios da Cova da Beira o Plano de Atividades e Orçamento para o Ano de 2025, com valor a rondar os 2.200.000€.
A AMCB prevê que o ano de 2025 seja um ano de elaboração e apresentação de novos projetos, tendo em conta o decorrer do atual quadro comunitário, PORTUGAL 2030 e o Programa de Recuperação e Resiliência.
O Plano de Atividades para o ano 2025 tem em consideração os projetos já candidatados e em desenvolvimento, bem como novas iniciativas/projetos incentivados pelas autarquias associadas e que se materializam em projetos novos ou em atualizações/revisões dos existentes ficando definidos para este ano os seguintes objetivos e respetivos projetos e ações e medidas que visam – Modernizar a qualidade de serviço da administração local e reforçar a capacitação institucional e as redes de cooperação através da Qualificação dos Profissionais da Administração Pública Local em diversos setores operacionais e administrativos. – Melhorar e promover a qualidade do ambiente urbano, a sustentabilidade no uso dos recursos e a prevenção e gestão de riscos associados às alterações climáticas, nomeadamente em projetos de melhoria e modernização dos Sistemas de Abastecimento de Água e Saneamento, Resíduos Sólidos Urbanos incluindo óleos alimentares usados e Biorresíduos. Na mesma linha estratégica pretende dar apoio aos municípios na área da Proteção Civil nomeadamente na gestão e riscos de incêndios, seca e escassez de água e ondas de calor. O Presidente Rui Ventura referiu ainda que a AMCB pretende durante o ano de 2025, no seguimento da estratégia de Promoção territorial e Cooperação Transfronteiriça colocar na estrada mais uma edição do GP Internacional Beiras e Serra da estrela e desenvolver novos projecto que dinamizem a iniciativa Território Vivo, projecto que visa numa assentada e de forma integrada promover o Território dos Municipios, seus associados. Relativamente à Transição Energética e Climática o plano prevê que da colaboração com as autarquias e com a Agência Regional de Energia e Ambiente do Interior – ENERAREA procurar-se-á dar respostas e soluções aos municípios na vertente de otimização e racionalização de consumos energéticos em infraestruturas municipais bem como fomentar e promover projetos na área das energias renováveis. Ainda relativamente ao tema o Presidente referiu ainda que a AMCB está empenhadíssima e comprometida com os Municipios em apresentar soluções que visão reduzir os custos com os gastos energéticos e contribuir para a redução de emissões de CO2.
Rui Ventura referiu ainda que em 2025 dar-se-á inico às obras da nova sede da AMCB, um edifico inovador e autossustentável em termos energéticos.
A confiança demonstrada pelas autarquias e o seu envolvimento tornam esta Associação mais confiante na preparação, conceção e implementação de projetos no terreno. Foram nestes pressupostos que Rui Ventura, e o Conselho Diretivo apresentaram o plano de investimentos para o ano de 2025, sustentado na ambição de continuar a contribuir para um desenvolvimento sustentado e que vai ao encontro das necessidades dos Municípios nas diferentes áreas e ações propostas.