Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Nelas: Marchas de São Pedro marcaram o fim das celebrações dos Santos Populares no Coração do Dão


No passado dia 28 de junho, a Vila de Nelas voltou a vestir-se de festa, tradição e alegria com a celebração do Arraial de São Pedro que encerra, assim, a época dos Santos Populares.
A ADRC Cimo do Povo Nelas e a Associação Recreativa e Cultural do Santo António – Bairro da Igreja saíram à rua para mais um grandioso desfile repleto de cor e luz que encheram de orgulho toda uma Vila pelos trajes e coreografias apresentadas, no Largo de São Pedro em Nelas. Entre arcos, cor, música e movimento, a população saiu à rua para apoiar as associações e celebrar o património cultural e as tradições que continuam vivas no Concelho.
Num dos momentos mais especiais da noite foi realizada o tradicional cumprimento entre os padrinhos das marchas e a entrega dos ramos de flores a São Pedro, pelos dois Bairros.
A noite terminou com um arraial no Largo de S. Pedro, onde os sabores típicos da época, como a sardinha assada e o caldo verde, acompanharam momentos de convívio, música popular e partilha entre vizinhos e visitantes.