Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Caramulo ganha “Casinha da leitura”


Pelo terceiro ano consecutivo, e no âmbito do Dia Mundial das Bibliotecas, que se assinala anualmente a 1 de julho, o Município de Tondela “abriu” mais uma “Casinha de leitura”.

Depois dos parques de Tondela e de Campo de Besteiros, a nova estrutura destinada à promoção do livro e da leitura foi agora colocada na Vila do Caramulo, mais concretamente no Largo dos Castanheiros.

A “casinha” foi instalada numa das tílias do largo, contendo dezenas de livros de autores locais, romances e obras infantojuvenis.

A sessão de abertura foi especial, contando com a presença de dezenas de pessoas, sobretudo de crianças. Todos puderam assistir à apresentação da peça de teatro “Os trocadores de histórias desbocadas e musicadas”, do Grupo de Teatro Quinta Oficina.

Nas três “Casinhas de leitura” estão disponíveis inúmeros livros, que versam diferentes temáticas. A ideia é que os cidadãos possam pegar numa obra literária, enquanto desfrutam do ambiente da zona de lazer onde estas se encontram, tendo ainda a possibilidade, se preferirem, de levá-la para casa, entregando-a no mesmo sítio após a sua leitura.

As pessoas poderão ainda, caso gostem muito de um determinado livro, ficar com o mesmo, substituindo-o por outro que tenha em casa. O projeto “Leve, leia e devolva!” permitirá, assim, incentivar o gosto pelo livro e pela leitura junto de crianças, jovens, adultos e população sénior.

Este projeto educativo e cultural é gerido pelos técnicos da Biblioteca Municipal Tomaz Ribeiro.