
Cápsula do Tempo – Guarda 2050 e Caminho de Santiago deram as mãos na celebração do 12º aniversário
O 12º aniversário da iniciativa Cápsula do Tempo – Guarda 2050, que teve lugar, como habitualmente, no dia 1 de julho, recebeu o Conselheiro de Estado, Luís Marques Mendes, para cinzelar o ano na pedra na orla da cápsula e o cineasta Pedro Gil de Vasconcelos que apresentou a conferência com o tema “Os Passos do Peregrino”.
Nascida com o propósito de celebrar os 40 anos do Programa Escape Livre, o mais antigo programa de rádio dedicado ao automóvel que já passou a meta dos 50 anos de emissões, a Cápsula do Tempo – Guarda 2050 já galgou os limites da Guarda e das Beiras, sendo um evento com divulgação nacional.
Soterrada em 2013 na Encosta do Tempo, paredes meias com a Torre de Menagem, o ponto mais alto da cidade da Guarda, a Cápsula do Tempo – Guarda 2050 encerra documentos, fotografias, objetos e testemunhos de 40 personalidades nacionais, que serão revelados no dia 1 de julho de 2050.
Será, então, possível para as novas gerações ficar a conhecer a sociedade dos seus ancestrais. Até lá, o Clube Escape Livre celebrará o aniversário da Cápsula do Tempo – Guarda 2050
anualmente com várias cerimónias.
Este ano não fugiu à regra, mas foram introduzidas algumas alterações. Desde logo pela peregrinação pelo percurso Nascente do Caminho de Santiago com início nos arredores da cidade e passagem no Largo Frei Pedro, onde no marco que assinala a realização do XXXV Capítulo Extraordinário do Caminho de Santiago, foi descerrado um “QR Code” que remete para a história do Capítulo Extraordinário da Guarda e dá a conhecer os Cavaleiros e Damas investido na ocasião.
Um dos momentos altos das cerimónias é o cinzelar do ano na pedra colocada na orla da Cápsula do Tempo – Guarda 2050. Que este ano ficou a cargo do Dr. Luís Marques Mendes, conselheiro de Estado, que acedeu ao convite do Clube Escape Livre. Na mesma ocasião, como é tradição, todos ajudaram a plantar mais uma árvore, no caso, um belo Azevinho.
Questionado sobre o significado da sua presença nesta cerimónia, Luís Marques Mendes mostrou-se muito honrado “com o convite, mais ainda pelo facto do meu amigo, Francisco Pinto Balsemão, ser o patrono desta iniciativa e ter sido o primeiro em 2013 a cinzelar o ano na pedra. Agradeço o convite até pelo facto de vir à Guarda, algo sempre bom, e estar associado a um momento cultural que tem história. E espero que daqui a 25 anos estejamos todos aqui para presenciar a abertura da cápsula.”
O Conselheiro de Estado quis, ainda, destacar o papel do Clube Escape Livre lembrando que “este é um clube que já deixou de ser da Guarda e da região, é de todo o país! O conhecimento nos domínios editorial, dos automóveis e do contributo essencial para a cultura e desenvolvimento da região, merece o meu cumprimento na pessoa do Luís Celinio pela sua capacidade de mobilizar, agregar e motivar pessoas. Meus parabéns por esta iniciativa e pelo vosso trabalho”
Já no Café-Concerto do Teatro Municipal da Guarda, a plateia encheu-se de convidados, individualidades, membros da sociedade da cidade mais alta e muitos adeptos do Caminho de Santiago, que não quiseram perder pitada da conferência “Os Passos do Peregrino” proferida por Pedro Gil de Vasconcelos.
O jornalista e cineasta premiado internacionalmente por trabalhos feitos sobre o Caminho de Santiago mostrou-se feliz pelo convite e referiu que “é um gosto e um orgulho estar aqui para falar sobre um tema que me diz muito, o Caminho de Santiago. É uma feliz junção entre algo que é cada vez mais uma forma de estar e ser com uma iniciativa muito importante. Parabéns ao Escape Livre por esta iniciativa e pela promoção do Caminho de Santiago e só espero estar vivo daqui a 25 anos para conseguir perceber como era o pensamento da sociedade em 2013.”
Para encerrar as comemorações do 12º aniversário da Cápsula do Tempo – Guarda 2050, o arquiteto António Saraiva revelou e explicou o mote por trás de mais uma chávena de café da coleção “Chávenas do Tempo”. Este ano dedicada ao Caminho de Santiago.
No final das cerimónias deste 12º aniversário da Cápsula do Tempo – Guarda 2050, Luís Celínio, presidente do Clube Escape Livre, não quis deixar de lembrar todos “os que ano após ano têm colaborado com esta iniciativa, colocando a Cápsula do Tempo – Guarda 2050 no topo da agenda da cidade. Não posso deixar de destacar a brilhante conferência do Pedro Gil de Vasconcelos que falou de um tema que está cada vez mais em voga e com cada vez mais seguidores. Por outro lado, quero agradecer ao Dr. Luís Marques Mendes, conselheiro de Estado, que nos brindou com a sua ilustre presença e cinzelou o ano na pedra na orla da Cápsula do Tempo. Cumpriu-se, assim, mais um dos objetivos desta iniciativa do clube desde a primeira hora: divulgar a cultura fazendo a ponte entre o passado, o presente e o futuro!”
Esta iniciativa do Clube Escape Livre tem a parceria do Instituto Politécnico da Guarda, Rádio Altitude, Câmara Municipal da Guarda e Junta de Freguesia da Guarda e o patrocínio SPAL e COFICAB.