Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Distrito de Viseu executa 33% dos projetos aprovados pelo PRR


O distrito de Viseu apresenta uma taxa de execução de 33% no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), com um total de 468 milhões de euros em projetos aprovados e 148 milhões de euros já pagos até abril de 2025.

Até o momento, foram contratados 11.736 projetos no distrito, abrangendo diversas áreas de investimento. Os projetos ligados à biotecnologia destacam-se com uma taxa de execução de 67%, sendo o setor com maior avanço. Seguem-se os investimentos em inovação, com uma execução de 42%.

A análise por concelhos revela que Nelas lidera a execução do PRR no distrito, com 66% dos 459 projetos já apresentados. Outros concelhos com taxas de execução elevadas incluem Tarouca, Santa Comba Dão e Sernancelhe, com taxas situadas entre 46% e 53%.

No concelho de Viseu, foram submetidos 3.684 projetos por entidades públicas e privadas, registando uma taxa de execução de 38%. As freguesias de Viseu e Abraveses destacam-se como as que mais projetos apresentaram no âmbito deste programa, com a maioria dos projetos relacionados com a eficiência energética em edifícios e a criação de emprego estável.

A nível nacional, o PRR apresenta uma taxa global de execução de cerca de 34%, com algumas regiões a registarem um avanço mais significativo do que outras.

Os beneficiários receberam mais 80 milhões de euros na última semana, destacando-se as empresas com o maior valor total arrecadado. O valor total de pagamentos está agora em 7.163 milhões de euros, o que representa 32% da dotação e do valor contratado e 34% do aprovado, conforme o último relatório de monitorização.