Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Tondela: Pavilhão Gimnodesportivo da Escola Básica de Lajeosa do Dão vai ser requalificado


A presidente da Câmara, Carla Antunes Borges, assinou, na manhã da passada sexta-feira (04 de julho), com o ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, um acordo de colaboração entre o município e o Governo com vista à realização de obras urgentes de conservação do Pavilhão Gimnodesportivo da Escola Básica Prof. Dr. Carlos Mota Pinto, em Lajeosa do Dão. A cerimónia de assinatura do protocolo teve lugar no Ministério da Educação, em Lisboa.

A empreitada será financiada pelo Governo com 150 mil euros. O projeto incluirá obras de isolamento e de substituição de telas, rufos e de luminárias, a requalificação das fachadas a reboco armado e pinturas exteriores e interiores.

A intervenção consta do Plano de Investimentos para 2025 do ministério. A Escola Básica de Lajeosa do Dão foi sinalizada em resultado de um trabalho técnico de acompanhamento realizado pela Direção-geral dos Estabelecimentos Escolares com base em visitas ao local, na análise técnica dos problemas/patologias detetados e da avaliação do nível de emergência da intervenção, tendo a tutela priorizado as situações de maior degradação.

Além de transferir para o município as verbas necessárias para a execução da intervenção, o ministério compromete-se, segundo o acordo agora firmado, a apoiar tecnicamente o projeto e a acompanhar física e financeiramente os trabalhos.

A Câmara Municipal ficará a dona pela obra, sendo responsável pelo lançamento do concurso e pela adjudicação da empreitada. Será ainda responsável por assegurar os projetos de arquitetura e de especialidade.

A Escola Básica Prof. Dr. Carlos Mota Pinto é uma das 28 no país que será alvo de obras de requalificação urgentes, no âmbito dos acordos que foram celebrados esta sexta-feira com 13 municípios.