Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Município de Gouveia beneficia 95,5 quilómetros de rede viária rural e florestal


Encontram-se a decorrer as operações de beneficiação da rede viária rural e florestal no concelho de Gouveia, o anúncio foi feito pelo município de Gouveia.

No âmbito das medidas preventivas adotadas pela autarquia contra o flagelo que são os incêndios florestais, o município avançou com o programa de apoio à beneficiação de rede viária rural e florestal, garantindo, assim, a circulação de veículos de combate e vigilância.

“A área de intervenção abrange as freguesias de Cativelos, Folgosinho, Gouveia, São Paio, Vila Nova de Tazem, União de Freguesias de Melo e Nabais, União de Freguesias de Rio Torto e Lagarinhos, União de Freguesias de Aldeias e Mangualde da Serra, Paços da Serra e União de Freguesias de Figueiró da Serra e Freixo da Serra.”

Segundo o comunicado, pretende-se com a implementação deste projeto beneficiar 95,50 km da rede viária rural e florestal do concelho de Gouveia, cujo objetivo é a regularização e consolidação dos caminhos, assim como a construção/beneficiação de valetas e valas de drenagem.

Os caminhos servem para dar passagem, durante todo o ano, a todo o tipo de veículos, tendo como principal função servir de apoio às operações agrícolas e silvícolas (plantações, manutenções e extrações de material lenhoso) e de compartimentação florestal. Servem igualmente de acesso e apoio ao combate a incêndios rurais, refere a nota.

Para uma eficiente manutenção, os caminhos devem apresentar um bom sistema de drenagem (valetas, aquedutos, drenos transversais de superfície e inclinações transversais das faixas de rodagem), assistidos com regularidade sempre que necessário à sua permanente transitabilidade.

Os caminhos podem concentrar grande quantidade de escorrência proveniente das encostas. Os caminhos atuam como condutores do fluxo superficial da água, assim, os tratamentos irão diminuir a velocidade desse fluxo na superfície do caminho.
Se o caminho não for bem drenado pode produzir-se erosão a ponto de o destruir, sendo então, necessário reconstruir a sua superfície.

“Pretende-se que todas as operações propostas venham a contribuir não só para diminuir a erosão da plataforma, mas também, para o auxílio dos vários agentes que se debatem com a tarefa de prevenir e combater os incêndios florestais no concelho de Gouveia. De igual modo, permite reestruturar todo o espaço rural de forma a servir de apoio às atividades agrícolas e florestais,” termina o município.