Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Município de Mangualde participa nas Jornadas Europeias do Património 2020


A Direção-Geral do Património Cultural promove as Jornadas Europeias do Património de 25 a 27 de setembro, em vários locais do nosso país, dando relevância ao tema Património e Educação, e tendo como objetivo aumentar a sensibilização no que toca ao papel da educação no património, tal como o papel do património na educação, para assim existir uma forte ligação entre estes dois pilares fundamentais. A Câmara Municipal de Mangualde, com participação no evento desde 2008, através do Gabinete de Arqueologia e Gestão do Património Cultural, implementa este ano o programa “Passeios pela História – QR Codes”.



Com um vasto leque de bens patrimoniais dispersos pelo concelho de Mangualde, o programa tem como principal objetivo a visita a estes locais históricos mangualdenses, dando a conhecer um pouco mais da história vivida pelos antepassados da região, através de QR Code que estes locais estão dotados. Devido ao COVID 19, e tendo como prioridade a saúde pública, convida-se o munícipe a realizar o circuito pelos vários monumentos com QR Codes disponíveis, podendo participar neste circuito qualquer elemento que tenha em sua posse um smartphone ou tablet com a capacidade de aceder a este tipo de conteúdos.



Mangualde, sendo um concelho cheio de história e património, os locais dotados com o QR CODE são as seguintes, na Abrunhosa a Velha: O pelourinho, Janela Quinhentista e Presenças Barrocas na arquitetura (Situado em Vila Mendo Tavares).

Em Alcafache: Solar de Santa Eufémia (Situado em Tibaldinho).

Na Cunha Baixa: Anta da Cunha Baixa, Igreja São Tomé de Cunha Baixa e a Capela Senhor do Calvário (Situada em Abrunhosa do Mato).

Em Espinho: Igreja São Pedro Espinho (Situado na Abadia) e o Reservatório de água de Espinho.

Em Fornos de Maceira Dão Real Mosteiro de Santa Maria de Maceira Dão (Situado em Vila Garcia).

Em Freixiosa: Santuário Santa Luzia.

Em Lobelhe: Casa de Lobelhe.

Em Mangualde: Citânia da Raposeira, Igreja da Misericórdia, Igreja Matriz de São Julião, Palácio dos Condes de Anadia, Solar dos Rebelos Leitões, Torre do Relógio Velho/São Bartolomeu, Tribunal de Mangualde, Santo António dos Cabaços, Cine Teatro, Casa dos Albuquerques, Vila Gloria, Colégio São José, Casa dos Condes, Casa de Almeidinha (Situado em Almeidinha), Calçada Romana Mourilhe (Situado em Mourilhe), Casa de Darei (Situado em Darei), Nossa Senhora da Saúde (Situado na Cunha Alta), Capela de Santo António (Situado na Mesquitela), Igreja São Silvestre (Situado em Pinheiro de Baixo), Capela de São Domingos (Situado em Ançada), Casa do Canedo (Situado no Canedo), Casa dos Faros (Situado em Santo Amaro), Casa Pedro Alvares Cabral (Situado em São Cosmado).

Em Santiago de Cassurrães: Ermida Nossa Senhora de Cervães, Igreja de Santiago de Cassurrães, Capela Cabral Pinto, Fontenário Seabra Beltrões.

Em São João da Fresta: Igreja São João da Fresta.

Em Tavares: Castro do Bom Sucesso (Situado em Chãs de Tavares), Pelourinho (Situado em Chãs de Tavares), Igreja de Chãs de Tavares (Situado em Chãs de Tavares), Igreja Matriz de Várzea de Tavares (Situado em Vila Cova Tavares) e Igreja de São Salvador (Situado em Travanca).



Consulte o programa global das jornadas em: http://w3.patrimoniocultural.pt/jep2020/digital/