Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Exposição coletiva de pintura “Serra da Malcata” no website do Município de Penamacor


A página de Internet do Município de Penamacor acolhe, entre 19 de maio e 30 de setembro, a exposição coletiva de pintura “Serra da Malcata”. Esta mostra resulta do trabalho de 13 pintores, portugueses e estrangeiros, que colocaram na tela a magnífica paisagem que observaram em vários locais distintos daquela reserva natural, no âmbito do Festival Primavera na Serra da Malcata, que decorreu entre 7 e 9 de maio. O certame, que pretendeu divulgar a Serra, teve como um dos momentos altos, esta ação de pintura, sendo que, agora, a exposição online, com todas as obras, poderá ser visitada em www.cm-penamacor.pt/p/serradamalcata . Os interessados em adquirir alguma das obras presentes nesta mostra poderão contactar o Gabinete de Cultura do Município de Penamacor através do email gab.cultura@cm-penamacor.pt ou através do telefone 277 394 106.

 

Palavra a alguns dos artistas:

 

Luísa Migneus, Torres Vedras

“Surpreendeu-me pela positiva. Não esperava encontrar tanta sensibilidade para iniciativas culturais em Penamacor. A Serra é fantástica e apaixonante.”

 

Fátima Pimentel, Lisboa

“A iniciativa é maravilhosa e excedeu as minhas expetativas. Estou muito surpreendida pela positiva e dá-me vontade de voltar. A Serra é linda. Vinha preparada para encontrar algo incrível mas é melhor ainda.”

 

Lurdes Brito, Sacavém

“É muito interessante. Nunca tinha vindo à Serra. Tem uma beleza muito exuberante. Tem muitas flores e algumas partes quase intocáveis. Estou a gostar muito deste contacto com a Serra.”

 

Maria Mariano, Aldeia de João Pires

“É muito interessante. Já tinha participado num outro e gostei. Voltei a repetir a experiência. Podia ser feito mais vezes.”

 

Carlos Castilho, Penamacor

“Acho a iniciativa engraçada e interessante. Conhecemos pessoas novas com técnicas diferentes das nossas. A Serra é engraçadíssima e permite pintar de várias maneiras”.

 

Fernando Canovas, Argentina

“Creio que foi uma ideia excelente a de confrontar o artista com o património natural da região. Esta iniciativa vai no sentido do que se deve fazer atualmente. A Câmara Municipal de Penamacor dá um passo em frente, mantendo ativa a dinâmica da relação entre os habitantes e os artistas, mantendo-se viva a intenção de preservar este património. Mas esta ação é também um testemunho da visão dos artistas desta época. Será como uma página de um livro de história, a qual apresentará a visão da Serra da Malcata destes artistas que a pintaram”.