Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

IL de Viseu anuncia 5 linhas adicionais de combate ao Covid-19


Há 4 dias a esta data quando Viseu atingiu os 165 casos por 100.000 habitantes e as autoridades de saúde locais manifestaram preocupação com o aumento de casos de pessoas infetadas o candidato da Iniciativa Liberal à CMV, Fernando Figueiredo, nas sua página pessoal da rede social anunciou 5 linhas adicionais de combate ao Covid em apoio das medidas anunciadas pela Autarquia.

Louvando a atitude proactiva e ponderada da autarquia de Viseu que não esperou pelas regras definidas pelo governo e adiou dezenas de eventos, tendo reforçado a fiscalização e as medidas de combate ao Covid o candidato da IL apontou como fundamentais algumas outras que, no seu entender, contribuirão para uma maior prevenção e controlo dos contágios exponenciais que já se registam na região.

Contrariamente à cópia que o BE quis fazer ao se apropriar dias depois de parte dessas ideias, a finalidade principal destas medidas não é só quebrar a cadeia de contágios é desde logo prevenir que essas cadeias se não instalem. Com a testagem em massa consegue-se uma identificação mais célere dos assintomáticos, evitando a propagação do vírus e com as medidas adicionais propostas pelo candidato de reforço na vacinação e nas equipas de rastreamento minora-se a gravidade dos casos.

Assim, anunciam-se e apela-se à autarquia que tenha em consideração as seguintes propostas de ação:

1. Testar sobretudo em pontos de maior concentração
– assegurados por viaturas caracterizadas a testagem gratuita devia ser assegurada por uma equipa de voluntários e técnicos municipais com formação adequada e ter lugar, principalmente, em pontos de grande concentração de pessoas como feiras semanais, centro histórico, centros comerciais, hipermercados, zonas de restauração e controlar chegadas ao terminal rodoviário e aeródromo, entre outros.

2. Testar em apoio a eventos sociais
– a autarquia devia também testar os participantes em eventos sociais como Jardins Efémeros, Viseu Cidade Jardim, casamentos, batizados e outros (em locais como Igrejas ou no Registo, mediante informação prévia). A maior participação dos elementos da Polícia Municipal devia ser de sensibilização e de fiscalização quanto a “situações de ajuntamento”.

3. Reforço na marcação para vacinação
– em simultâneo, autarquia devia constituir equipas móveis para reforçar e acelerar a vacinação, apoiando nas freguesias mais afastadas e em zonas mais remotas os idosos, outros grupos etários e a população info-excluída no autoagendamento da vacinação.

4. Equipas de rastreamento reforçadas
– noutra frente, a autarquia devia também reforçar o apoio às equipas de rastreamento, “com o objetivo de se identificarem os contactos de risco e mais rapidamente isolá-los, cortando as cadeias de transmissão”.

5. Garantir a dignidade na dificuldade
– manter o apoio social a idosos abandonados, famílias em evidente carência económica e a sem abrigos.
– manter o fornecimento de refeições escolares a crianças que delas necessitem mesmo durante o período de férias escolares.
– manter o acolhimento de crianças dos trabalhadores da linha da frente que dele necessitem durante as férias.
– assegurar a limpeza e higiene urbana.

Esta é uma luta que ainda está longe de estar finalizada e que deve estar fora da agenda política, razão pela qual o candidato da IL entendeu na ocasião não as publicitar na comunicação social. A falta de ideias de outros junto com a falta de princípios leva a que até a saúde sirva de manobra de campanha e de aproveitamento político e não o sabendo fazer com a extensão que o tema merece entendeu o candidato deixar essa correção à apreciação da autarquia em favor de um maior controlo da situação e da garantia que a vida dentro de alguns condicionalismos segue, pouco a pouco, a sua normalidade que tanto precisamos.

Enquanto cidadão e candidato pela IL é isto que, Fernando Figueiredo, se apraz ofertar como proposta de trabalho à autarquia em defesa do concelho de Viseu para que se evitem medidas mais gravosas para as famílias e as empresas.