Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Entrevista a Alberto Cardoso – Presidente do Clube Desportivo de Gouveia


Quais são os principais objetivos para esta época?

Os principais objetivos do clube passam pela manutenção, é para isso que estamos neste momento a montar a equipa, é isso que nós pedimos também aos seus treinadores e isto aplica-se tanto aos seniores como os juniores. O objetivo do Gouveia está na manutenção dos campeonatos nacionais.

Quais são as principais diferenças que consegue encontrar entre a época anterior e esta que se está a iniciar?

Há muito mais exigência, a participação nos campeonatos nacionais obriga a uma maior preparação, planificação, a um reforço da estrutura, seja em termos dos atletas, em termos desportivos, mas também em termos da organização do clube, porque a exigência é claramente diferente daquilo que acontece por exemplo na distrital.
Em termos de envolvência estamos a falar de um campeonato já muito próximo da profissionalização e que nos obriga também a uma dedicação muito intensa para conseguirmos realmente preparar a equipa, preparar estrutura para as participações nas provas nacionais.

O que é que acha dos novos moldes do Campeonato de Portugal, o que é que implica, ou não, com os objetivos que tem para a equipa?

Confesso que não nos agrada nada este tipo de organização, este tipo de prova. Estamos a falar de uma prova em que grande parte dela vai ser apenas para apuramento dos 2 primeiros classificados, porque os outros 8 vão começar com zero pontos a segunda fase, e isso claramente traz-nos aqui alguns problemas porque tudo aquilo que fizermos de bom nesta primeira fase vai servir quase apenas de pré-época, porque aquilo que vai ser decisivo para os clubes que não vão participar na subida à terceira vai ser mesmo aquela fase final do apuramento, quem se mantém, quem vai descer às competições distritais.

O que está a achar da prestação do Clube desportivo de Gouveia e o que espera da equipa?

Nós somos uma equipa muito jovem, já éramos na época anterior, é política do clube a aposta nos mais jovens, a nossa equipa tem 19, 20, 21 anos e obviamente que precisa ainda de algum trabalho, de algum aperfeiçoamento e estamos a trabalhar com muita intensidade durante a semana para atingir os níveis que a equipa técnica também já estabeleceu como aquilo que precisamos para participar competitivamente no campeonato nacional, agora há alguns reforços ainda por chegar, algumas adaptações no plantel, e estamos convencidos que realmente estamos no bom caminho para conseguir ter uma prestação muito digna e garantir a permanência de uns campeonatos nacionais.