Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Gouveia: Transumância dos Rebanhos de Vila Nova de Tazem


Os pastores e seus rebanhos, bem como os caminhantes que, por horas a fio, participaram nesta descida sazonal pela serra, foram recebidos no passado domingo, pelas 23h00, em Vila Nova de Tazem, marcando o fim de mais uma transumância.

Este movimento sazonal que teve início na zona do Vale do Rossim e estendeu-se ao longo de 20 km. Durante o percurso, os caminhantes tiveram a oportunidade de assistir ao nascimento de um cordeiro, assinalando esta transumância com o milagre da vida.

Com o fim do verão e o aproximar das estações mais frias, os rebanhos regressam a casa, descendo a montanha de modo a evitar o clima agreste e outonal típico da serra.

O trajeto destes rebanhos, bem como a sua chegada são normalmente envoltos num clima de festa e animação, assinalando a expressão mais pura da tradição, cultura e afirmação da identidade própria das nossas gentes.