Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Autárquicas 21: Entrevista a António Quintela, candidato da CDU à freguesia de Unhais da Serra (Covilhã)


Após quatro anos de mandato, retomam agora as eleições para as Autárquicas 2021 e o Mais Beiras Informação decidiu ir ao encontro dos candidatos, colocando-lhes algumas questões, para que possam partilhar a sua visão e planos para o futuro do Município/Freguesia a que se candidatam. António Quintela é o candidato da CDU à freguesia de Unhais da Serra, na Covilhã.

 

Quais os motivos da sua candidatura a estas Autárquicas e quais os pilares da mesma?

O amor à minha terra e o dever de tentar melhorar a situação em que Unhais da Serra se encontra. Estou no projeto CDU que se carateriza pelo Trabalho, Honestidade e Competência ao serviço das populações, com provas dadas no nosso Concelho e no País. Quero servir a minha terra, Unhais da Serra, é isso que me motiva.

 

O que considera ter de diferente relativamente aos outros candidatos?

Precisamente o que disse anteriormente bem como não fazer promessas que não possam ser cumpridas e trabalhar para o bem-estar de todos os UNHAENSES. É necessário aprofundar a gestão democrática baseada na participação popular, ouvir as pessoas para melhor se conhecerem os problemas e priorizar a sua resolução. Valorizar os trabalhadores, a qualificação do espaço público, preservar o meio ambiente, o património natural e a defesa da gestão pública da água enquanto bem público acessível a todos. Estou inserido no projecto da CDU de desenvolvimento do concelho da Covilhã com uma candidatura à Câmara Municipal do Dr. Jorge Fael e à Assembleia Municipal com o Prof. Vítor Reis Silva que me garantem todo o conforto e um FUTURO DE CONFIANÇA, também em Unhais da Serra.

 

Quais os setores/áreas/investimentos que considera importantes impulsionar ou melhorar a freguesia?

Considerando que a Junta de Freguesia vai receber de transferência de competências da Câmara na Junta, a partir de Janeiro de 2022, através do Orçamento de Estado (OE), o valor de 75.890,15 € e do OE – FFF (Fundo de Financiamento das Freguesias) o valor esperado de 56,333,00 (este é o valor de 2021) com mais ou menos reforços, temos disponíveis, mensalmente, em receitas correntes, cerca de 11.000 €, para despesas com pessoal na manutenção, conservação e requalificação. É com este valor que temos que assegurar a concretização das funções da Junta de Freguesia e das competências delegadas (limpeza urbana, manutenção de espaços verdes, passeios, sinalização vertical, espelhos, logradouro e manutenção de edifício escolar, entre outras) de apoio à população. Podemos melhorar percursos pedestres, parque de merendas e parque das caravanas e parques infantis. Apostar na resolução dos problemas das pessoas e um acompanhamento muito próximo dos Unhaenses em situação de dificuldade, nomeadamente os idosos. Temos que apostar no melhoramento da rede de abastecimento de água à vila, enquanto competência/exploração também delegada pela Câmara Municipal, solicitando o seu apoio. A estrada da serra, prometida há mais de 50 anos e que não se concretiza, terá que ser um investimento municipal. Pelo que irei juntamente com a minha equipa tentar junto da Câmara Municipal da Covilhã, que esta situação se resolva. Esta obra é o investimento mais importante a realizar na nossa vila.

 

Qual a análise que faz aos últimos quatro anos da freguesia? 

Para esquecer. Uma freguesia sem rumo, sem projecto e sem liderança individual e colectiva.

 

Como olhar para os dados dos últimos Censos da freguesia divulgados em Julho pelo INE? 

Essa pergunta é extensiva praticamente a todo o país, Unhais da Serra devido ao fluxo migratório, perdeu cerca de 25% da sua população. A população residente em 2011 era de 1398 e passámos em 2021 para 1050. É preocupante e leva-nos a concluir que temos que implementar políticas públicas tendentes à fixação de pessoas.

 

Falando de uma freguesia localizada num concelho situado no Interior, que políticas acredita serem necessárias implementar pelo Governo para diminuir o despovoamento e a desertificação desta região. 

Muito sucintamente a criação de postos de trabalho com o apoio à agricultura familiar, potenciando o nosso mercado semanal, apoio à reflorestação, ordenamento e limpeza da floresta, apoio às micro, pequenas e médias empresas nas áreas produtivas e na área dos serviços à população e turismo. Aproveitar a água e os recursos naturais, nomeadamente o Vale Glaciar de Unhais da Serra como polo de atracção turística.

 

 

Fernando Gil Teixeira