Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Comemoração dos 140 anos da Expedição Científica à Serra da Estrela em 1881


“Tal foi a impressão assombrosa que nos deixaram tão sublimes paisagens” (Adelino Abreu, 1895)

A Expedição Científica de 1881 é o resultado de um esforço coletivo de homens do saber, num território amplamente vasto e desconhecido, todavia, em 15 dias de trabalho árduo, foi possível completar um estudo científico que marcaria a história e a mais completa erudição científico-laboratorial, cartográfica, fotográfica e bibliográfica sobre a serra da Estrela.

Neste âmbito, Município de Seia / Centro da Interpretação da Serra da Estrela, o História, Territórios, Comunidades – CFE NOVA FCSH, e a Sociedade de Geografia de Lisboa evocam, em setembro e outubro, a Expedição Científica à Serra da Estrela realizada em agosto de 1881.

Todas as atividades realizaram-se tendo em conta as orientações da DGS e segundo o plano de contingência, aprovado pelas Autoridades de Saúde, a 3/09/2021 de 2021, destacando-se para conhecimento dos participantes: uso de máscara obrigatório durante todo o evento; cumprimento de distanciamento de 1,5 m entre participantes não coabitantes durante o acesso e durante o evento, quando não nos respetivos lugares sentados ou marcados desinfeção regular das mãos.

Partindo da recolha das lendas (orais e escritas) do altaneiro título que designa a serra de maior altitude de Portugal, sucederam-se, em agosto de 1881, inúmeras excursões científicas que acabariam por revelar os segredos e fazer compreender a importância e singularidade da Serra da Estrela em toda a sua complexidade geográfica, climática, orográfica, hidrológica, botânica, zoológica, etnográfica, antropológica, arqueológica, médica e química.

No decurso das excursões científicas, marcando algumas pausas na azáfama dos trabalhos de campo, surgem as refeições, em conjunto e animadas pelas conversações e peripécias diárias, nas quais também se incluem os gracejos à frugalidade do regime alimentar preparado rigorosamente com produtos locais em substanciais menus, confecionados diariamente para os 100 homens que compunham o acampamento no Planalto Superior.

Organização: MF | HTC- CFE NOVA FCSH

Programa das comemorações da Expedição Científica ontem contou com uma Excursão ao Planalto Superior da Serra da Estrela, com passagem por alguns dos locais mais emblemáticos da expedição científica de 1881.
Uma visita repleta de conhecimento, guiada por investigadores de várias áreas, que incluiu almoço expedicionário, com base nos menus de 1881, contemporaneamente interpretados pelos Chefs da ESTH – IPG.