IRMANDADE DA SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DE FORNOS DE ALGODRES PROMOVE III FEIRA DA SAÚDE
O Noticias de Fornos de Algodres vai continuar a dedicar especial relevo às instituições do concelho, promovendo e divulgando as suas atividades.
Com esta ideia pretendemos que as instituições divulguem o que de melhor se faz, todas as suas atividades e projetos.
Decidimos deste modo dar especial importância à III edição da Feira da Saúde, sendo a mesma uma organização da Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Fornos de Algodres.
Assim fomos ao encontro de Luís Miguel Ginja, Provedor da instituição, que de forma entusiasta nos falou desta atividade, bem como projetos futuros.
“Promover as valências da Instituição Santa Casa e uma vida saudável ” são o objectivo da Feira da Saúde organizada pela Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Fornos de Algodres. A 3.ª edição teve lugar no dia 25 de Setembro, no Olival da Vinha em Fornos de Algodres.
A iniciativa contou com vários profissionais relacionados com as áreas da saúde, segurança, desporto e bem-estar. No qual se realizaram diversos rastreios gratuitos, atividades desportivas e lúdicas e ações para informar e promover uma vida saudável.
Quais os objetivos da Feira da Saúde?
– Apresentar à comunidade os diversos recursos e valências da Misericórdia de Fornos de Algodres;
– Disponibilizar informação sobre prevenção da doença e promoção da saúde;
– Informar a população em relação a várias temáticas;
– Promover atitudes salutares na população, relacionadas com saúde, segurança, desporto e bem-Estar.
Como Surgiu a Feira da Saúde?
A I edição da Feira da Saúde da Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Fornos de Algodres, realizou-se em 2015, fruto da vontade e iniciativa dos colaboradores da instituição.
Entenderam estes em conjunto com a Mesa Administrativa, divulgar e promover as valências da Instituição, disponibilizando durante a feira os nossos serviços, que abrangem áreas que vão desde a Psicologia, Nutrição, Serviço Social, Terapia da Fala, Enfermagem, Medicina, Animação Sócio Cultural á Fisioterapia.
Quais as atividades que serão realizadas?
Serão realizados rastreios gratuitos, palestras, workshops que decorrerão em espaços como o Olival da Vinha e o Centro Cultural Drº. António Menano
A nossa proposta é que a temática da promoção da saúde esteja vinculada à adoção de estilos de vida mais saudáveis por toda a população e não apenas por aqueles que têm condições de frequentar clubes ou academias.
A promoção da saúde deve ser um objectivo individual, mas também de toda a comunidade, sendo importante a criação de espaços para a sensibilização e reflexão sobre a saúde, bem como o conhecimento dos recursos comunitários existentes para este fim, neste caso específico na Misericórdia de Fornos de Algodres.
A Feira da Saúde da Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Fornos de Algodres pretende constituir-se como um espaço de esclarecimento à comunidade local sobre a importância das determinantes de saúde no bem-estar da população e fomentar a qualidade de vida dos munícipes através da promoção da saúde e prevenção da doença.
Quais os projetos em mente para o futuro da Santa Casa da Misericórdia?
Projetos futuros da Instituição, a Mesa Administrativa e a Assembleia Geral de irmãos entenderam que seria importante alargar as nossas instalações e valências de forma a podermos prestar os nossos serviços a um maior número de utentes, rentabilizando também assim mais os nossos técnicos e colaboradores.
Procedemos assim á elaboração de um projeto de arquitetura, com a finalidade de ampliar as nossas instalações, assim sendo, temos neste momento aprovado pelas entidades competentes, como os Ministérios da Segurança Social e da Saúde, a construção/ampliação de mais 4 camas na Unidade de Cuidados Continuados, mais 8 camas na Estrutura Residencial para idosos, assim como um minicentro de reabilitação, com a finalidade de fornecer reabilitação a um maior número de utentes.
Não esquecendo também todos os arranjos exteriores de forma a facilitar caminhadas e lazer.
É nossa intenção protocolar com a ARS Centro (já existiram reuniões prévias), consultas de Nutrição e Terapia da Fala.
Era e é nossa intenção candidatar este projecto aos fundos do Portugal 2020 para a área social, mas tudo aponta para que este não abra a breve prazo, assim sendo será apresentada a Assembleia Geral de Irmãos a realizar uma proposta alternativa de financiamento desta necessidade de ampliação das nossas valências.
O valor do projecto de arquitectura ronda os 550 mil euros.
É também importante referir que desde o inicio do nosso mandato no início de 2015, portanto já decorridos cerca de 3 anos, até aos dias de hoje, o balanço é francamente positivo, com altos e baixos como todas as instituições mas positivo.
A Instituição Santa Casa é hoje conhecida, reconhecida e respeitada não só pela comunidade fornense mas também por outros, a título de exemplo refiro que os estágios dos profissionais adstritos às Unidades de Cuidados Continuados de Pinhel e de Almeida foram efetuados na Unidade de Cuidados Continuados de Fornos de Algodres.
A taxa de ocupação da UCC e da ERPI é de 100%.
A Ultima boa noticia que recebemos foi a certificação de qualidade de todas as camas existentes na Unidade de Cuidados Continuados, parece uma “coisa” irrelevante mas demonstra a nossa preocupação em prestar mais e melhor qualidade de vida aos nossos utentes.
Uma última palavra de agradecimento aos Técnicos e todos os colaboradores da Instituição Santa Casa, que com o seu profissionalismo e carinho cuidam dos nossos utentes, a estes que nos procuram para melhorar a sua condição de saúde e vida a toda a comunidade que nos auxilia nas várias solicitações e iniciativas, uma palavra a todas as outras instituições pela colaboração e uma última palavra á autarquia fornense na pessoa do seu Presidente pelo trabalho concelhio na área social e em prol de todas as IPSS’s.