
Viseu em Aviso Amarelo
Em causa estão previsões de trovoadas frequentes e dispersas e de aguaceiros por vezes fortes, acompanhados de granizo e rajadas de vento forte.
A Proteção Civil Municipal recomenda à população a tomada das necessárias medidas de prevenção, nomeadamente:
– Adotar uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a possível formação de lençóis de água nas vias;
– Garantir a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas;
– Garantir uma adequada fixação de estruturas soltas, nomeadamente, andaimes, placards e outras estruturas suspensas;
– Ter especial cuidado na circulação e permanência junto de áreas arborizadas, estando atenta para a possibilidade de queda de ramos ou árvores, em virtude de vento mais forte;
Trovoadas
– Evitar locais elevados, campos abertos ou acima do nível médio das árvores;
– Evitar torres de comunicação, postes de eletricidade gradeamentos de metal e tendas isoladas;
– Se se encontrar dentro de casa evite o contacto com objetos e estruturas metálicas com ligação ao exterior como o chuveiro, canos, portas de metal bacias de lavatório e banheira, caixilhos metálicos.
– Evitar o contacto com fichas elétricas, cabos elétricos e aparelhos elétricos como telefones, computadores e televisões.
Estar atento às informações da meteorologia (IPMA) e às indicações da Proteção Civil e Forças de Segurança.