Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Autárquicas 21: Sentir Fundão apresenta propostas dos mandatários


A candidatura independente Sentir Fundão, encabeçada por Vítor Cunha, que conta com o apoio do PS local, tem apresentado diversas propostas à comunidade, que pretende colocar em prática na União das Freguesias de Fundão, Valverde, Donas, Aldeia de Joanes e Aldeia Nova do Cabo se for eleita.

O Mais Beiras reuniu as propostas até agora anunciadas pela candidatura que foram realizadas pelos mandatários da candidatura, depois de anunciadas as propostas para as localidades que compõem a união de freguesias, sendo as seguintes:

EDUCAÇÃO

  1. Verificar as condições físicas de todos os espaços escolares da União de Freguesias e contribuir, na medida das competências atribuídas, para a respetiva melhoria;
  2. Colaborar com as todos os agentes de ação educativa para a dinamização dos projetos de autonomia curricular, de cidadania e desenvolvimento em todos os níveis de ensino, de forma a dotar os nossos jovens de ferramentas que lhes permitam ser cidadãos intervenientes nas suas comunidades e mais interessados na ação política nas suas diferentes escalas;
  3. Estas ações não se sobrepõem ao que está a ser efetuado pelo gabinete de ação educativa da CMF, mas poderão constituir uma parceria potenciadora e geradora de sinergias na comunidade da União de Freguesias.

COMUNIDADE ACESSÍVEL E INCLUSIVA

  1. Fazer o levantamento das necessidades e recolha de opiniões dos Cuidadores (famílias/profissionais) e pessoas com deficiência da União de freguesias do Fundão (realizado em parceria com Municipio e diferentes entidades/instituições) para uma comunidade mais acessivel e inclusiva;
  2. Nesta área pretendemos também promover a realização de um fórum bi-anual para discussão dos assuntos relacionados com a deficiência e Inclusão num contexto de boas praticas realizadas nas freguesias/autarquias a nível nacional.

SEGURANÇA NA ZONA INDUSTRIAL

  1. É necessário criar barreiras de segurança na zona industrial para que no período noturno todo este sector possa estar salvaguardado de imprevistos que infelizmente vão acontecendo, podendo pôr em risco a própria empresa e consequentemente os seus trabalhadores.
  2. Queremos ser os impulsionadores e exigir às entidades competentes que, de uma vez por todas, avancem com este projeto.

QUALIFICAÇÃO DA MÃO DE OBRA

  1. A Junta de Freguesia terá de ter também um papel interventivo nesta matéria e alcançar “pontes” de entendimento entre várias entidades.
  2. Junto dos empresários da União de Freguesias perceber as suas carências em termos de mão de obra qualificada para assim podermos agilizar junto da CMF e escolas da região a forma de colmatar essa carência através da formação nas mais diversas vertentes.

JOVENS E ASSOCIATIVISMO

  1. Criação de um conselho de associações juvenis da união de freguesias para atividades de parceria e de otimização de recursos nas suas atividades.
  2. Neste Conselho pretendemos também incluir as associações de estudantes dos agrupamentos de escolas e pugnar e sensibilizar para que estes também representem/defendam os direitos dos alunos/jovens com deficiência nos seus agrupamentos.

NATAÇÃO

  1. Reatar, com ajuda dos atl’s, associações locais ligadas à deficiência e em parceria com o município, as aulas de natação durante o periodo de férias do verão, promovendo a prática desportiva e dinamizando um espaço, normalmente subaproveitado no horário da manhã.

BASQUETEBOL

  1. Ao longo do próximo mandato é nosso propósito criar alguns campos de Street Basket na União de Freguesias por forma a fomentar a prática de um desporto com tradição na nossa terra e incentivar as crianças e jovens a praticar desporto ao ar livre. Estes campos poderão ser instalados em bairros residenciais, podendo em alguns casos possuir somente uma tabela.

ATLETISMO

  1. Ao nível desportivo uma das maiores lacunas na União de Freguesias e em todo o território concelhio é a inexistência de qualquer pista para a prática de atletismo. Tanto nas Donas como na cidade do Fundão e até na comunidade escolar há inúmeros praticantes desta modalidade que são obrigados a treinar em concelhos vizinhos ou sem as condições minimas ideais. Assim, a candidatura SENTIR FUNDÃO propõe-se criar uma pista de atletismo. A localização da mesma será estudada de acordo e em articulação com os clubes praticantes.

APOIO AO IMIGRANTE

  1. Através de parcerias com o IEFP e as empresas locais, pretendemos criar um guia com as formações profissionais em curso e as necessidades no mercado de trabalho, por forma a consolidarem as competências dos imigrantes e aproximar as soluções apresentadas pelos centros de formação às necessidades do tecido empresarial. Beneficiando assim não só o imigrante como a sociedade que o acolhe.

ASSOCIATIVISMO

  1. Apoio às Associações Culturais através de apoio financeiro e em espécie (serviços, materiais, espaço etc). Um apoio anual regulamentado, com apresentação de plano de actividades e relatório final. Num evento a realizar, onde pretendemos valorizar as nossas tradições e aquilo que de melhor temos, todas as coletividades culturais/desportivas alvo de subsidio da Junta de Freguesia serão chamadas a figurar nesse cartaz por forma a poderem mostrar à sociedade o seu trabalho. Um cartaz somente com a prata da casa.
  2. Apoio às associações culturais através de formação e capacitação técnica dos seus dirigentes na gestão, organização, criação de projectos e captação de outros apoios.
  3. Disponibilidade da Junta para envolvimento directo em projectos culturais de parceria com associações.

ESPAÇOS VERDES

  1. Reabilitar e valorizar jardins públicos / espaços ajardinados reconhecendo a sua importância em termos de benefício para a saúde física e mental da população.
  2. Privilegiar a plantação de árvores de espécies autóctones por estarem mais adaptadas ao nosso clima.
  3. Implementar as regras de boas práticas na manutenção de espaços verdes, abolindo práticas nocivas recorrentes, como as ditas “podas radicais” que comprometem a saúde e longevidades das árvores.
  4. Instalar bancos acessíveis e também inclusivos a diferentes pessoas (mobilidade reduzida, cegas…) e reabilitar existentes para permitir a melhor fruição destes espaços. Instalar e reabilitar bebedouros nestes locais, de preferência que permitam que pessoas e animais de companhia possam beber de forma segura e com a devida higiene.
  5. Dinamizar ações de sensibilização para a proteção dos espaços de lazer comunitários; Envolver a comunidade e escolas no planeamento, reabilitação e proteção/dinamização de atividades nesses espaços.

 

Fernando Gil Teixeira