
Município de Gouveia associa-se à iniciativa “Outubro Rosa – Mês de Prevenção do Cancro da Mama”
O Município de Gouveia associa-se ao Outubro Rosa, o movimento que, ao longo do mês de outubro, vem sensibilizar a população para o cancro da mama, o cancro mais diagnosticado a nível mundial.
Contando com o apoio da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) e representando a EUROPA DONNA (Coligação Europeia Contra o Cancro da Mama), o Outubro Rosa vem sensibilizar e informar as comunidades, apoiando as mulheres na prevenção e tratamento desta doença oncológica.
Ao afetar um órgão simbólico da mulher e da maternidade, o cancro da mama causa grande transtorno na mulher e população, constituindo um problema com significante impacto social.
Em Portugal, só no ano 2020, o cancro da mama foi diagnosticado a 7000 mulheres, estimando- se que 1800 tenham morrido com a doença.
Ainda assim, a taxa de cura do cancro da mama chega a ultrapassar os 90% quando detetado precocemente, pelo que o rastreio com mamografia e diagnóstico antecipados são os fatores centrais para um prognóstico favorável.
O movimento Outubro Rosa vem, para além de homenagear as mulheres, integrar ações de angariação de fundos para os doentes oncológicos e suas famílias, pelo que os interessados devem consultar as informações e materiais na página da LPCC: www.ligacontracancro.pt
A LPCC desafia-o ainda a usar um artigo cor-de-rosa, ou até mesmo decorar um espaço com esta cor, explicando aos seus amigos e familiares a iniciativa. Assim, ajudar a promover a causa e combater o cancro da mama está não só ao alcance das instituições, como também das pessoas, através de gestos simples, mas simbólicos.
Destacam-se, durante este Outubro Rosa, três importantes efemérides.
A 13 de outubro assinala-se o Dia Mundial do Cancro da Mama Metastático; a 15, o Dia da Saúde da Mama e a 30 de outubro é o Dia Nacional de Prevenção do Cancro da Mama.
Surgindo na década de 90, em Nova Iorque, o Outubro Rosa veio tornar-se um movimento global homenageador das mulheres com cancro da mama.
Informando a população e sensibilizando as comunidades para este devastante problema oncológico, está ao alcance de todos apoiar as famílias nesta luta.