
FC Porto e Sporting vencem e continuam a ‘partilhar’ liderança
FC Porto e Sporting continuam a ‘partilhar’ a liderança da I Liga de futebol, ambos com triunfos caseiros, numa 12.ª jornada inevitavelmente marcada pelo encontro de sábado do Benfica com um Belenenses SAD ‘invadido’ pela covid-19.
O FC Porto bateu o Vitória de Guimarães, por 2-1, com o colombiano Luís Díaz a confirmar o estatuto de melhor marcador do campeonato, enquanto o Sporting venceu o Tondela, por 2-0, num encontro em que poderá ter perdido João Palhinha para o dérbi da próxima ronda com o Benfica, devido a lesão.
FC Porto e Sporting continuam a dividir o comando do campeonato, agora com 32 pontos e apenas com um de vantagem sobre o Benfica, terceiro posicionado, que no sábado goleou o Belenenses SAD, por 7-0, numa partida em que a equipa de Filipe Cândido apenas apresentou nove jogadores, devido a um surto do novo coronavírus no plantel, e que terminou poucos minutos após o intervalo.
No Estádio do Dragão, o inglês Marcus Edwards ainda colocou os Vitória de Guimarães em vantagem, aos 36 minutos, de penálti, mas Luis Díaz (38) e Evanilson (59) marcaram os golos da reviravolta da formação de Sérgio Conceição, numa partida em que o Vitória de Guimarães jogou em inferioridade numérica desde 53 minutos, por expulsão de Mumin.
Com a ajuda com 10.º golo de Díaz no campeonato, FC Porto somou a sétima vitória consecutiva na prova, o mesmo registo do Sporting frente ao Tondela.
No Estádio José Alvalade, Sarabia (10 minutos) e Paulinho (50) marcaram para a formação de Rúben Amorim, que perdeu João Palhinha durante a segunda parte, com problemas físicos, numa situação que deixa o internacional português em dúvida para o dérbi do Estádio da Luz.
Na Madeira, o Marítimo interrompeu uma série de nove jogos sem vencer, ao bater em casa o Paços de Ferreira, por 2-0, na estreia do técnico Vasco Seabra.
Joel Tagueu, aos 49 minutos, e Beltrame, aos 78, marcaram os golos dos insulares, que somaram a segunda vitória no campeonato, no primeiro jogo após a saída do espanhol Julio Velázquez.
Com este triunfo, o Marítimo deixou a zona de despromoção, passando a somar 10 pontos, menos um do que o Paços de Ferreira, que somou o oitavo jogo consecutivo sem vencer na I Liga.