Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

AF Viseu apoia a Associação Invictus Viseu (“Jornadas Inclusivas de Viseu”)


A Associação Invictus Viseu e a Escola Superior de Educação de Viseu – Departamento de Ciências do Desporto e Motricidade, voltaram a organizar o evento “Jornadas Inclusivas de Viseu” nos dias 2 e 3 de dezembro na cidade de Viseu.

A iniciativa decorreu no Pavilhão Desportivo do Instituto Superior Politécnico de Viseu (ISPV), enquadrada nas comemorações do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, que se celebra, anualmente, a 3 de dezembro.

O objetivo primário desta 4ª edição, passou por proporcionar ao longo dos dois dias, a experimentação de múltiplas atividades físico-desportivas e modalidades convencionais e adaptadas em contexto de recreação, num ambiente inclusivo e acessível a todos os participantes, quer para as pessoas com deficiência das instituições de apoio à pessoa com deficiência do concelho de Viseu, bem como para alunos com necessidades específicas das escolas do Distrito.

Os alunos da Licenciatura em Desporto e Atividade Física da ESEV, participaram enquanto agentes inclusivos e proporcionar através da sua colaboração, a concretização de mais uma edição deste evento, que privilegia a inclusão direta e inversa dos participantes.

As modalidades a dinamizar foram: Minigolfe, Jogos Tradicionais, Ténis, Andebol Adaptado, Boccia, Futsal Adaptado, Basquetebol Adaptado, Karaté Inclusivo, Dança, Polybat e Atletismo Adaptado.

No Dia Internacional das Pessoas com Deficiência a Associação de Futebol de Viseu apoiou o evento que contou com a presença do Selecionador Nacional de Futsal, Jorge Braz.

No Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, foi no Pavilhão Gimnodesportivo do Instituto Politécnico de Viseu que se procedeu, na manhã desta sexta-feira, 3 de dezembro, o segundo e último dia do evento Jornadas Inclusivas de Viseu, da Associação Invictus Viseu.

A Associação de Futebol de Viseu esteve representada pelo Presidente da Direção, José Carlos Lopes, pelo Coordenador Geral, Bruno Martins e o Diretor Técnico Regional, Miguel Vargas e operacionalizou exercícios de Futsal dinamizados por dois técnicos e que visavam estimular diversas habilidades motoras.

O evento contou ainda com a presença do Selecionador Nacional de Futsal, Jorge Braz e pelo Selecionador Nacional de Futebol Feminino, Francisco Neto.

O Selecionador Nacional de futsal, Jorge Braz, salientou a importância e a necessidade deste tipo de atividades para pessoas com deficiência, “neste Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, é muito importante estar a presenciar e a viver isto, é fantástico. Como eu digo, aqui ganha-se sempre, não há empates nem derrotas, aqui tudo é ganho”. Jorge Braz falou ainda de que forma estas atividades ajudam estas pessoas a integrarem-se na sociedade “eles estarem aqui, no fundo a participar, com outras pessoas, com outros atletas é fantástico. Desse ponto de vista de integração, depois de tudo que eles passaram, se para nós foi difícil a pandemia, espero bem que toda a gente tenha consciência da dificuldade que foi para eles, para estas pessoas, para estas crianças foi muito difícil e terem estas oportunidades de convívio e participação desportiva é fantástico.” Para concluir, Jorge Braz parabenizou todos os intervenientes pela iniciativa e que podem contar sempre com ele para estas iniciativas.

Jorge Braz relembrou ainda a passagem recente por Viseu, onde a seleção nacional realizou o estágio de preparação para o Mundial de 2021 que acabou por conquistar no passado mês de outubro,” hoje foi um sentimento especial, voltar a passar perto do hotel, perto do pavilhão, tivemos aqui duas semanas fantásticas de preparação e hoje claro, vieram essas memórias. Viseu acabou por ser um local muito especial e que ficará para sempre recordado como fazendo parte desta conquista do Mundial.”.

O Presidente da Associação de Futebol de Viseu, José Carlos Lopes, referiu que “é uma honra para a AF Viseu poder contribuir para este tipo de atividades e que estará sempre disponível para contribuir na organização destes eventos.”.

O Diretor Técnico Regional, Miguel Vargas salientou “a importância que estas atividades têm para as pessoas com deficiência e que estas atividades desportivas permitem que estas pessoas possam ter uma variedade maior de atividades onde possam desenvolver as suas capacidades motoras.”