Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

BE Viseu: Bancos LGBTQIA+ no Parque Aquilino Ribeiro (Viseu)


O Mais Beiras Informação recebeu um comunicado do Bloco de Esquerda Viseu, sobre a iniciativa de hoje, #bancodoamor.

 

“No dia que Chega e PSD decidiram ver quem tinha o camião TIR maior, ensaiando no Rossio a divisão do mesmo espaço, a candidatura do Bloco de Esquerda pelo círculo eleitoral de Viseu pintou dois bancos com as cores da bandeira LGBTQIA+ junto ao Rossio, no parque Aquilino Ribeiro.

#BancodoAmor é uma iniciativa do Bloco que, por todo o país, tem pintado bancos com o objectivo de alertar para o crescente ódio que alguma direita tem promovido e outra tem branqueado.

Também em Viseu têm existido ataques LGBTQIA+ fóbicos há vários anos, demonstrando o conservadorismo e descriminação enraizados na região. Entre estes, os ataques protagonizados pelos candidatos do Chega ao município de Viseu.

O Distrito de Viseu teve a sua primeira manifestação pública, de abrangência nacional, de denúncia contra os ataques homofóbicos a pessoas LGBTQIA+, em 2005. Mas foi preciso esperar 13 anos para surgir um movimento mobilizador cívico que realizasse a primeira marcha de Viseu pelos direitos LGBTQIA+.

O movimento interseccional tem-se manifestado nas ruas da cidade desde então, sempre com o apoio do Bloco.

#BancodoAmor
A seguir à nossa casa, o espaço público é onde acontece a nossa vida, onde nos encontramos e nos descobrimos, onde damos a conhecer aos outros o que somos e o que gostamos.

Contudo, demasiadas são as situações de bullying homofóbico e transfóbico que ainda acontecem no espaço público, nas escolas, no trabalho, no acesso a habitação e à saúde
Porque queremos que o espaço público seja um espaço de igualdade, de inclusão e de respeito que dignifica todas as pessoas, o Grupo Coordenador do Bloco de Esquerda para a promoção e defesa dos direitos das pessoas LGBTQIA+ dinamizou a iniciativa #bancodoamor.

Esta iniciativa, que consiste na pintura de um banco de jardim com as cores da bandeira LGBTQIA+, pretende ir para além do ato simbólico em si e fomentar o sentimento de pertença das pessoas LGBTQIA+ à vida em sociedade.

Até ao momento a iniciativa #bancodoamor foi realizada em Viseu, Braga, Guimarães, Coimbra, Santarém e Faro, mas estamos confiantes que ela se continue a realizar por todo o país.

As propostas o Bloco de Esquerda:
– Criação de uma lei quadro para a promoção do exercício à autodeterminação da identidade de género, expressão de género e do direito à proteção das características sexuais,
– Realização de inquérito nacional sobre a diversidade populacional portuguesa
– Criminalização das chamadas “terapias” de conversão, práticas de tortura infligidas sobre pessoas LGBTQIA+;
– Proteção das crianças e dos jovens, bem como do pessoal docente e não docente LGBTQIA+ nas escolas;
– Criação da lei de reconhecimento das organizações não governamentais LGBTQIA+;
– Criação de uma entidade pública com competências na área LGBTQIA+;
– Criação de uma rede nacional de centros de referência LGBTQIA+;
– Adaptação de procedimentos e formulários da Administração Pública à realidade portuguesa, na sua diversidade sexual e familiar;
– Reconhecimento legal de identidades LGBTQIA+ como fundamento para atribuição de asilo e proteção;
– Efetivo acesso à saúde pelas pessoas trans e não binárias.”