Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Castelo Branco: Nadir Afonso e a Figura Humana no Museu Francisco Tavares Proença Júnior


A Câmara Municipal de Castelo Branco em parceria com a Fundação Nadir Afonso, inaugura no dia 5 de fevereiro, pelas 16h, no Museu Francisco Tavares Proença Júnior, uma grandiosa exposição alusiva ao artista plástico, arquiteto e pensador Nadir Afonso, um dos maiores vultos da arte contemporânea portuguesa.

A inauguração será precedida por um concerto do Kaléidoscope Trio da ESART, ao piano (Daniel Viegas), clarinete (Rui Sintra) e violoncelo (Mariana Neves). Nadir Afonso (Chaves, 1920 – Cascais, 2013), diplomou-se em Arquitetura na Escola de Belas-Artes do Porto. Colaborou com Le Corbusier e com Óscar Niemeyer. Participou na Bienal de São Paulo, foi Prémio Amadeo de Souza-Cardoso e Nacional de Pintura. Doutor Honoris Causa pela Universidade do Porto e pela Universidade Lusíada. Representado no Centre George Pompidou, CitiBank, JP Morgan Chase, Fundação Calouste Gulbenkian, Museu de Arte Moderna de S. Paulo, e do Rio de Janeiro, Museum Im Kulturspeicher, Szépmüvészeti Múzeum entre outros.

A exposição Nadir Afonso e a Figura Humana vai estar patente ao público até 30 de abril de 2022 e pretende mostrar uma das facetas menos conhecidas do artista, que marcam diferentes períodos cronológicos e onde o visitante é seduzido pela representação ou sugestão da figura humana, num equilíbrio entre o abstrato e o geométrico.

A mostra é composta por um conjunto de telas, guaches e estudos, onde predomina sobretudo a figura feminina, através da beleza dos corpos, pela volúpia e sensualidade, que é visível em obras como o Bordel, As Carnavalescas, Couple ou Inquietação.

Apesar de todas as contingências da pandemia de covid-19, é de realçar a importância de voltarem a ter nos museus, exposições temporárias de notoriedade nacional e internacional, por forma a chamar o público, com a garantia de que é seguro visitar museus.